Veja lista de concursos aguardados para 2014 e saiba como conquistar uma vaga

Por - em 10 anos atrás 764

Uma das metas de 2014 para muitas pessoas é passar em um concurso público e conseguir a tão sonhada estabilidade financeira. Pensando nisso, o G1 traz uma lista com os principais certames que acontecerão neste ano, além disso, um professor de cursinho preparatório dá dicas de como montar um horário de estudo e se preparar para conquistar uma destas vagas.

O ano de 2014 reserva boas oportunidades para os candidatos que desejam conquistar uma vaga em um concurso público. Levantamento aponta a abertura de 41,2 mil vagas previstas em órgãos de nível federal e estadual, além de capitais.

Professor de cursinho preparatório dá dicas como montar um horário de estudo  (Foto: Gilcilene Araújo/G1)

Professor dá dicas como montar um horário
de estudo (Foto: Gilcilene Araújo/G1)

Segundo o professor Márcio Lima, em Teresina deve acontecer concurso público na Superintendência Municipal de Trânsito (Strans). Serão ofertadas 50 vagas. A Secretaria Municipal de Educação deve lançar edital com 200 vagas. Além disso, a Câmara Municipal da capital autorizou a criação de quatro cargos na Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU).

Quem pretende conquistar uma vaga na esfera estadual também encontrará oportunidades. Diversos órgãos lançarão edital em 2014.  A Secretaria de Fazenda do Estado do Piauí abrirá vagas para analista do tesouro e auditor fiscal, serão 10 vagas para cada cargo. A Secretaria Estadual de Educação e o Corpo de Bombeiros realizarão concurso. O Corpo de Bombeiros devem disponibilizar 110 vagas. 

Márcio Lima diz que 2014 será o ano para quem almeja fazer carreira em um tribunal. Isso porque o Tribunal de Contas do Estado (TCE), o Tribunal de Justiça (TJ) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) terão oportunidades em cargos de nível médio e superior. “Quem sonha em trabalhar em um tribunal é bom começar a estudar porque neste ano teremos várias oportunidades. Os órgão ainda não revelaram quantas vagas serão disponibilizadas, mas a realização do certame é garantida”, recomendou o professor.

Anac, Caixa e Polícia Federal devem abrir concursos em 2014 (Foto: Leandro Filippi/G1 e Divulgação)Anac, Caixa e Polícia Federal devem abrir concursos em 2014 (Foto: Leandro Filippi/G1 e Divulgação)

Na esfera nacional um dos concursos mais esperado é o da Polícia Rodoviária Federal (PRF) com 216 vagas para agente administrativo. “O bom deste concurso é que ele será de nível médio”, disse o professor.

Outro muito aguardado é o da Caixa Econômica Federal que confirmou ao G1 que a expectativa é que o edital do concurso para técnico bancário seja lançado no início de 2014. A organizadora será o Cespe/UnB.

“Temos ainda o concurso da Receita Federal para analista e auditor, o da Polícia Federal para agente e delegado, o concurso do Banco do Brasil e dos Correios e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)”, afirmou o professor Márcio Lima.

Dicas para se dar bem
Segundo o professor Márcio Lima, não há segredo para conquistar uma das vagas citadas acima. De acordo com ele, o concurseiro deve ter foco e disciplina. “A  primeira coisa que o candidato deve fazer é escolher uma área, não adianta querer fazer todos os concursos, pois dificilmente ele vai passar. Em seguida, estude por editais de concursos passados”, recomendou o professor.

Ele afirmou ainda que é preciso uma preparação séria e consistente. “Eu costumo dizer que o difícil não é ser aprovado em um concurso público, mas saber estudar para concurso porque é necessário criar uma rotina, o hábito de sentar e ler. Não precisar ser por muitas horas, mas é importante que seja um estudo com qualidade. Comece com poucas matérias e aumente aos poucos. Resolver muitas questões é muito importante também ”, aconselhou Márcio Lima.

O professor disse ainda que tirar um dia de folga para curtir os amigos e familiares faz bem durante a preparação. “Ter outras atividades como fazer atividade física, conversar com os amigos e parentes permite ao concurseiro renovar as energias para continuar na maratona porque concurso se faz até passar” finalizou.

G1 

    Sem tags.