Confira dez atitudes inusitadas que podem aumentar a sua expectativa de vida

Por - em 10 anos atrás 869

 

Confira dez atitudes inusitadas que podem aumentar a sua expectativa de vida

Enquanto a vida eterna ainda é apenas uma utopia, não faltam profissionais empenhados em especular qualquer possibilidade de ampliar nossa existência. Prova disso são as dez táticas que prometem te ajudar a soprar a centésima velinha no bolo recomendadas por especialistas norte-americanos. Será que elas funcionam mesmo? Leia a seguir e dê a sua opinião!

1 – Leia uma revista de cabeça para baixo 
Sair da zona de conforto todos os dias, como ler de ponta-cabeça, gera um leve estresse no cérebro, danificando as células. Mas, em resposta ao machucado, o corpo também repara danos relacionados à idade, afirma Dr. Marios Kyriazis, especialista em longevidade. Ele também sugere escrever com a mão que você menos domina e em fazer o contrário do que você gosta, até ouvir músicas que você abomina.

2. Esqueça alguma coisa todos os dias 
Muitos problemas de memória relacionados à idade não são causados por células que estão morrendo, mas isso porque tentamos gravar muita coisa em nossas mentes, explica o norte-americano Dr. John Medina, referência no estudo do cérebro. Para compensar a dificuldade em bloquear informações inúteis, ele sugere que tentemos “esquecer conscientemente” de horários de ônibus, nomes de pessoas e jingles da TV.
 
3. Uma taça de vinho à noite (só uma mesmo!) 
Para dar certo, você precisa parar na primeira taça (125 ml). Estudos mostram que a quantidade — que contém 10 gramas de álcool — oferece flavonóides e resveratrol, componentes que podem reduzir o risco de doenças do coração e certos tipos de câncer. Ultrapassar as 30 gramas significa aumentar os riscos de câncer na boca, pescoço e esôfago. 

4. Não seja feliz demais 
Muita gente acredita que basta ser feliz e otimista para ter uma vida longa. No entanto, os psicólogos Dr. Howard Friedman e Dr. Leslie Martin descobriram que crianças alegres têm menos chances de alcançar idade avançada e maior risco de sofrer de pressão alta e colesterol no futuro.  

5. Conquiste um emprego desafiador  
Para a tristeza dos preguiçosos, um estudo revelou que o trabalho duro e a realização pessoal são imprenscindíveis para se ter uma vida longa. Desenvolvida pelo The Longevity Project, que monitora o dia a dia de 1.500 idosos acima dos 80 anos, a pesquisa acrescenta que os mais bem sucedidos têm menos riscos de morrerem jovens.

6. Diga a verdade 
Mentir faz o organismo liberar hormônios do estress que desaceleram a digestão, elevam o pulso e geram hipersensividade muscular. Pesquisadores australianos  demonstraram que pessoas que param de mentir o tempo todo sofrem menos complicações médicas e sentem menos dores de cabeça e garganta. 
 
7. Acerte as contas com seus pais 
Um estudo feito pela Harvard Medical School mostrou que 91% dos homens que disseram (nos anos 1950) que não eram próximos de nenhum parente em especial acabaram desenvolvendo pressão alta, alcoolismo ou doenças do coração durante a vida. Não vale fazer média!

8. Durma numa cama separada 
Dividir a cama perturba seu sono e afeta sua saúde, alerta Dr. Neil Stanley, que comanda os laboratórios do sono na Universidade de Surrey. Seu trabalho explica que, quando alguém se mexe, há 50% de chances do outro também mudar de posição — sem nem mesmo acordar! 
 
9. Discuta com o seu parceiro 

Pare de engolir sapo: pesquisadores da Universidade de Michigan afirmam que os casais que guardam rancor têm uma probabilidade 25% maior de morrer cedo. O comportamento pode levar à pressão alta, insônia, problemas do coração e até câncer.
 
10. Viva nas montanhas 
Sete das dez comunidades norte-americanas que registram um alto nivel de longevidade estão localizadas em regiões montanhosas, sem falar na cidade de Ovodda, Sardenha. Por lá tantos homens quanto mulheres vivem até os 100 anos. Seja pelo exercício de subida frequente ou o ar fresco das montanhas, viver no alto pode realmente estender sua vida.

 

Fonte: Área H

 

    Sem tags.