Uma das primeiras cesarianas em Cuité feita por Dr. Medeiros

Por - em 10 anos atrás 562

 
 Por Dema Macedo –  Um dos primeiros partos Cesáreo em Cuité foi realizado por Dr. Medeiros no hospital Nossa Senhora Das Mercês há pelo menos  40 anos atrás .  Na foto (preto e branco) ao lado do médico as auxiliares Pepita e Natália, um registro autentico da dedicação de Dr. Medeiros que ainda hoje exerce a medicina com primor e considerado um dos maiores nomes da medicina na Paraíba.
 
Quem nasceu pela primeira vez através do parto Cesáreo, fica a pergunta? Porém é bom lembrar que o parto normal é o mais saudável. 
 
Hoje o hospital municipal, passou por reformas e ganhou um novo centro cirúrgico com melhores condições , dando a oportunidade de nascerem  novos cuiteenses, antes made em Cuité nascidos no regional de Picuí.
 
A carência de médicos ainda é uma problemática principalmente nas cidades interioranas , muitos ao se formarem vão se especializar nos grandes centros e por lá mesmo vão clinicar  . Isso deixou uma demanda desassistida  ,  por isso nasceu de forma um pouco traumática porém natural o programa “Mais Médico” .
 Dr. Medeiros nidificou suas raízes em Cuité, fazendo do hospital Nossa Senhora das Mercês uma extensão da sua casa. Ao pensar no melhor da coletividade a prefeita Euda Fabiana envidou esforços e não considerou cores partidárias e  recontratou  o médico Antonio Medeiros para hospital.   
 
Quem nasceu pela primeira vez através do parto Cesáreo, pelas mãos de Dr. Medeiros por questão de ética o Blog não tem autorização de mencionar, mas fica a pergunta: será que foi você meu caro internauta ? 
 
Entenda mais um pouco da história do parto cesariana :
 
Segundo pesquisas feitas pela bióloga Paula Loredo : O primeiro parto cesáreo que se tem notícia ocorreu em 1500, em uma pequena cidade suíça chamada Sigershaufen, e foi realizada por um homem chamado Jacob Nufer, em sua própria esposa. Jacob era um homem simples, habituado a castrar porcas, e vendo o sofrimento de sua esposa no momento do parto resolveu, auxiliado por mais duas parteiras, fazer ele mesmo o parto a partir de uma incisão no abdome da parturiente. Após a retirada do bebê, Jacob fechou o corte, assim como ele fazia com as porcas que castrava. A mãe se recuperou bem e o parto não causou nenhum problema ao bebê que teve desenvolvimento normal. Após esse fato, a esposa de Jacob deu à luz mais cinco bebês, todos eles de parto normal.
 
Somente no século XVIII é que esse tipo de parto tornou-se uma prática obstétrica, mas era feito somente em casos muito especiais, pois a incidência de morte materna era muito alta. Atualmente o parto cesáreo foi aprimorado, tornando-se mais seguro tanto para a mãe quanto para o bebê, sendo feito pelos médicos quando há algum risco de vida para mãe ou para a criança.
 
Dema Macedo
 
 

 

    Sem tags.