Estética da Face – Cirurgia Ortognática: Medos e Mitos

Por - em 10 anos atrás 1586

Artigo do Colunista Edgley Porto

Estética da Face – Cirurgia Ortognática: Medos e Mitos

1.     Conceito e indicação:

A cirurgia ortognática é o tratamento realizado para correção de desarmonias faciais, envolvendo tanto o esqueleto facial como os dentes. Nesses há uma discrepância no tamanho das bases ósseas maxilares (maxila e mandíbula), resultado de um crescimento desordenado dos ossos da face, de um posicionamento incorreto dos dentes ou de algum trauma, gerando alterações na mastigação, respiração e fala. O desequilíbrio na face gera problemas funcionais e insatisfação pessoal. Os pacientes podem apresentar alterações no sorriso, na oclusão (encaixe dos dentes), dores cervicais, perdas dentárias, ronco e apneia (interrupção da respiração em curtos períodos de tempo durante a noite).

2.     Origem das desarmonias dento-faciais:

Essas deformidades dos ossos da face podem se originar de distúrbios de crescimento, síndromes e anomalias específicas, traumas na face, ou serem de origem genética, problemas musculares e hormonais, dentre outros fatores. Essas alterações podem estar localizadas num osso, como no prognatismo mandibular (mandíbula grande) ou no retrognatismo mandibular (mandíbula pequena), sendo que muitas vezes é um problema combinado, associando o maxilar superior à mandíbula. Por exemplo, quando a mandíbula for grande e o maxilar superior for pequeno, será necessário operar os dois ossos, com o posicionamento cirúrgico da mandíbula para trás e do maxilar superior para a frente.

3.     Benefícios da cirurgia ortognática:

A correção das deformidades faciais através da cirurgia ortognática traz grandes benefícios aos pacientes operados, com sensível melhora na relação entre os dentes, músculos, ossos, respiração, fonação, posição da língua, articulação temporomandibular (ATM), mastigação, digestão e em muitos casos, no relacionamento social. A Cirurgia Ortognática moderna busca um equilíbrio das funções mastigatória, respiratória e da beleza estética.

4.     Preparo para a cirurgia:

A cirurgia ortognática não difere em nada de uma cirurgia de grande porte, para tanto, o cirurgião buco-maxilo-facial deverá realizar uma anamnese criteriosa e levantamento da história médica completa do paciente, além de solicitar alguns exames complementares, entre eles hematológicos, cardiológicos, entre outros. Concomitantemente, o paciente deverá realizar uma documentação ortodôntica completa, incluindo radiografias, modelos de estudo e de trabalho, com fins de analisar as correções necessárias através de um tratamento ortodôntico-cirúrgico-ortodôntico.

A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar e sob anestesia geral, envolvendo normalmente dois cirurgiões, um instrumentador e uma equipe multidisciplinar. A cirurgia é realizada totalmente por dentro da boca, não deixando cicatriz na face.

5.     Sequência do tratamento:

O preparo para o paciente candidato à cirurgia ortognática, inicia-se com a ortodontia preparando os dentes por período que varia de seis meses a um ano (primeira etapa), a partir daí planeja-se a cirurgia ortognática, fazendo uma moldagem de estudo e confeccionando modelos de gesso e montagem em articulador e cirurgias de modelo. Em seguida,opera-se o paciente e, logo que se recupere, a ortodontia realizará os últimos ajustes no posicionamento dentário e finalizar o tratamento.

O diagnóstico e o planejamento cirúrgico são realizados minuciosamente antes da cirurgia nos modelos de estudo montados em articulador odontológico, radiografias e com o auxílio de computação gráfica.     

6.     A cirurgia

Durante a cirurgia, realiza-se o devido reposicionamento dos ossos da face, que são imobilizados com placas e parafusos de titânio, permitindo ao paciente sair de boca aberta do procedimento. Em apenas algumas horas realizamos a correção do problema facial e da mastigação. A cirurgia é totalmente realizada por dentro da boca, sem a existência de cicatrizes na pele. Programa-se toda a cirurgia com antecedência, o paciente recebe um preparo nutricional, psicológico e físico e a cirurgia é agendada para a melhor época, tanto para o paciente como para o ortodontista e o cirurgião buco-maxilo-facial.

7.     Pós-cirúrgico

Geralmente o paciente permanece hospitalizado cerca de um a dois dias, quando então continua sua recuperação em casa. Inicialmente, apresentará inchaço na face, dificuldades para falar e realizar atividades. A dor não é frequente, pois a região operada fica adormecida por alguns meses. A dieta deve ser líquida/pastosa por 30dias. A fisioterapia é iniciada nas primeiras 24 h após a cirurgia, para drenagem do edema facial e retorno mais rápido das funções mandibulares. O paciente retornará ao cirurgião muitas vezes nos primeiros três meses após a cirurgia, para o devido acompanhamento de sua recuperação. Após duas ou três semanas, geralmente o paciente está apto a retornar a muitas atividades. A recuperação é gradativa, necessitando da compreensão de todos para a mudança ocorrida e o sucesso do procedimento executado.

 

O sucesso da cirurgia ortognática depende de alguns fatores como planejamento minucioso e correto, preparo e consciência do paciente e habilidade do cirurgião buco-maxilo-facial.

Seguem abaixo links de vídeos com algumas modalidades de cirurgia ortognática

RETROGNATISMO – Cirurgia para avançar a mandíbula

http://www.youtube.com/watch?v=OTbY8DjTD1k

PROGNATISMO MANDIBULAR – Cirurgia para recuar a mandíbula

http://vimeo.com/23642948

MENTOPLASTIA – Cirurgia para diminuir o mento (queixo)

http://www.youtube.com/watch?v=elCLg5jdbIM

CIRURGIA ORTOGNÁTICA BIMAXILAR – Cirurgia realizada na maxila e mandíbula concomitantemente.

http://www.youtube.com/watch?v=P1eX7nhtyIY

Por: Edgley Porto

Email: [email protected]

Fan page: https://www.facebook.com/pages/Dr-Edgley-Porto-Cirurgia-e-Traumatologia-Maxilofacial/342241135868911?ref=hl

Dr. Edgley Porto
Cirurgião e Traumatologista Buco-Maxilo-Facial. Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, atua nas áreas: Cirurgia e Trauma Buco-Maxilo-Facial – Dor Orofacial e Disfunção .

 

Têmporo-Mandibular – Implantes Dentais – Patologia Bucal – Laserterapia

    Sem tags.