Ricardo e Dilma garantem R$ 35 milhões para o sistema de abastecimento de água na Paraíba

Por - em 8 anos atrás 860

ricardo dilmaO governador Ricardo Coutinho e a presidente Dilma Rousseff assinaram, nesta terça-feira (22), o termo de compromisso para a construção de sistemas de abastecimentos de água que vão beneficiar comunidades rurais que vivem às margens dos canais do Projeto São Francisco em cinco cidades paraibanas. A assinatura aconteceu durante a solenidade de entrega da segunda Estação de Bombeamento (EBV-2) do Eixo Leste, no município de Floresta, em Pernambuco.

De acordo com o termo, serão destinados R$ 35,71 milhões para a Paraíba, com o objetivo de beneficiar 12,2 mil habitantes em 32 comunidades rurais localizadas nos municípios de Monte Horebe, Cachoeira dos Índios, São José de Piranhas, Cajazeiras e Monteiro. O termo de compromisso com o Governo da Paraíba é celebrado por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia.

O governador Ricardo Coutinho avalia que o termo de compromisso vai ter um impacto positivo para mais de 12 mil paraibanos de áreas rurais. “Na verdade, essa é uma das condicionantes no licenciamento da transposição para que a água atenda prioritariamente as comunidades que estão situadas ao longo do canal que está sendo implantado”, destacou.

Ricardo disse ainda que cada etapa da transposição que é inaugurada representa muito e a expectativa é que sejam inauguradas todas as seis estações de bombeamento para que efetivamente as águas cheguem até a Paraíba através de Monteiro.

O governador também aproveitou o encontro com a presidente Dilma Rousseff para entregar pleitos do Governo da Paraíba para que as obras hídricas tenham recursos assegurados com intuito de garantir o cronograma. São seis planos de trabalho visando o enfrentamento da estiagem, incluindo mais carros-pipa e implantação de estações de tratamento d’água. Ricardo também convidou a presidente para participar da inauguração da barragem Pitombeira, da adutora Aroeiras-Gado Bravo e da adutora de Pocinhos, em breve.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos, do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevedo, destacou que é fundamental que esses pleitos sejam atendidos. O secretário executivo dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, e o diretor de Obras do DER, Hélio Cunha Lima, acompanharam o governador na solenidade, além do deputado estadual Jeová Campos.

A presidente Dilma Rousseff afirmou que os nordestinos podem ficar tranquilos porque, em 2016, as obras da integração das águas do Rio São Francisco se manterão em ritmo. “Essas obras não vão sofrer atraso. A cada dia que passa, a água que é fundamental vai avançar pelos canais e transformar para sempre a vida e a paisagem do semiárido nordestino, de Pernambuco, da Paraíba, do Ceará”, adiantou a presidente.

“Em 2016, o meu compromisso é vencer a crise, continuar garantindo trabalho, emprego de qualidade e renda para a população brasileira”, reforçou Dilma.

Secom (PB)