Escritora Picuiense lança dia 16 de Janeiro, II volume do Livro “Picuí do Seridó: Século XX”

Por - em 8 anos atrás 978

fabiana agraNa terra da carne de sol e do melhor picolé do Brasil, a escritora, jornalista e advogada Fabiana Agra lança na noite do próximo dia 16, no pavilhão da festa de São Sebastião, em Picuí, o livro “Picuí do Seridó: Século XX”. A obra faz parte da trilogia “Picuí do Seridó” Parte II (1951 – 2000). O primeiro volume – “Picuí do Seridó: dos primórdios até 1930”, lançado em 2014, à autora fez o resgate documentário do Barão de Araruna, o herói de guerra Amando Cunha, que salta das páginas do livro com uma baioneta em punho e a peleja secular das famílias Venâncio e Pereira, além da trajetória do deputado Coronel Lordão.

Agora, nesse livro Picuí do Seridó XX – Vol. II, a escritora continua a desvendar a história do lugar e, de quebra, relembra acontecimentos que marcaram não somente aquele município, mas a Paraíba e o Brasil.

Poucas pessoas ainda lembram-se da “Cabocla Aparecida”. Fabiana, tinha apenas 3 anos, mas nunca esqueceu daquela mulher misteriosa. Através do livro de padre João Jorge Rietveld, que foi pároco em Pedra Lavrada e de algumas informações do historiador cubatiense Silvano Fidelis, conseguiu resgatar essa história, que está contada no livro em tela.

A Escolinha Pequeno Príncipe, que tinha à frente a novapalmeirense Guia Bezerra é outra instituição digna de nota e que, pela sua relevância na educação infantil picuiense, tem o seu lugar garantido na obra.

O parque de diversões é uma presença constante no cotidiano picuiense. E Nailza relembra como era o parque chegar por essas bandas no início da década de 70.

O livro fala também, de uma história arrebatadora, a do alemão que morou muitos anos em Picuí, a sua vida foi um grande enigma, ainda por ser revelado. Teria sido um nazista que veio se esconder em Picuí? Muitas perguntas…; Mas Zefinha Cunha e Luis Costa lançaram luzes sobre o passado de “seu Rodolfo” e muita coisa acontecida veio à tona.

O antigo Pronto-Socorro da década de 1970, também foi lembrado.

Segundo Fabiana, esse último livro da trilogia PICUÍ DO SERIDÓ ficou muito mais rico após a série de entrevistas que fez com o advogado, o decano Francisco Cavalcanti. É uma pena seu Chico do Correio, falecido no último dia 08 de dezembro, não possa ver o resultado da sua contribuição para a nossa história, mas o seu legado permanecerá entre nós, através de suas memórias. Disse.

Fabiana Agra ressaltou ainda que suas obras são de cunho jornalístico e que a novidade reside na reunião de centenas de eventos históricos que foram interligados ao cotidiano do povo seridoense e curimatauense, conferindo unidade à região do antigo município de Picuí.

A senadora novapalmeirense Fátima Bezerra (PT), já confirmou presença ao evento, que deve reunir a classe literária e  amigos da região do Curimataú e Seridó paraibano e do Rio Grande do Norte. Vários intelectuais de Natal, João Pessoa, Recife, Campina Grande, Caicó, entre outras localidades estarão prestigiando a escritora.

Portal do Curimatau