Em Picuí: Exposição lembra participação da Paraíba na Segunda Guerra Mundial

Por - em 8 anos atrás 1565

irmão germanos

Os flhos de Fausto Germano no Monumento Ai Caditi Brasiliani no Monte Castelo – Itália

Mostra fotográfica em homenagem a soldado paraibano reconstitui a marcha da FEB na Itália

Com 28 imagens e um conjunto de objetos históricos, a exposição Os Caminhos da FEB na Itália: Em Memória do Soldado Fausto Germano é um dos destaques da programação cultural da festa de São Sebastião, em Picuí (Seridó). A mostra fotográfica será aberta dia 15 de janeiro, às 20h, na residência em que o pracinha (que morreu em 2009) morou por 50 anos com a família. A exposição fica em cartaz até o dia 20 de janeiro. As visitas são diárias, dàs 8h às 17h. A entrada é gratuita.

Reunindo imagens feitas pelo fotógrafo Robério Germano (filho de Fausto) em abril de 2012, na Itália, durante as comemorações pela libertação do país, a mostra é uma homenagem dupla: à memória do pai soldado e da participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na vitória contra as forças nazistas na Segunda Guerra Mundial.

Das 28 imagens, 26 retratam a viagem que Robério e seus irmãos fizeram às cidades Pistoia, Pisa, Staffoli e Montese, onde anualmente o povo italiano recorda a derrota do Eixo pelos Aliados e celebra o papel do exército brasileiro nos combates. As fotos mostram alguns dos cenários da campanha, comparando com registros da época em que os 25 mil homens da FEB aportaram no país para participar do conflito. Uma linha do tempo descreve as principais ações em solo italiano e uma fotografia histórica mostra o soldado Fausto Germano fardado, aos 21 anos de idade, quando serviu à FEB.

A farda usada por Fausto na guerra é um dos destaques da exposição, que também conta com um conjunto de objetos como a medalha de campanha recebida pelo Ministério da Guerra, além de itens utilizados durante as batalhas, como prato, colher, livro de orações, entre outras peças do acervo do ex-combatente, que depois de voltar da Itália trabalhou com comerciante e formou uma família de seis filhos.

Robério junto às tulipas da Praça Michelangelo, que fica na parte alta de Florença - Sobre o fotógrafo

Robério Germano nasceu em Picui (PB), em 1º de setembro de 1961, e dedica-se à fotografia desde que trabalhava como funcionário do Banco do Brasil, onde se aposentou. É a sua segunda exposição individual: a primeira,  ficou em cartaz durante o mês de setembro de 2013 na superintendência do Banco do Brasil em João Pessoa.

Serviço

Os Caminhos da FEB na Itália: Em Memória do Soldado Fausto Germano

De 15 a 20 de janeiro de 2016, diariamente, das 8h às 17h

Local: Rua 24 de novembro, 29, Centro (Picuí /PB)

Entrada gratuita

PortaldoCurimatau com Tiago Germano