Domingo deve ser chuvoso em toda a Paraíba, diz Aesa

Por - em 8 anos atrás 765

chuvas n palmeiraDesde as primeiras horas da manhã deste sábado (9), estão sendo registradas pancadas de chuvas em várias partes do estado da Paraíba e o domingo (10) deve seguir assim, segundo informações da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). Em cidades do Litoral, Agreste, Brejo e Cariri paraibano, as chuvas chegaram a causar pontos de alagamento. Segundo previsão da Aesa, neste domingo (10) deve chover também na região do Sertão.

Em João Pessoa, o Corpo de Bombeiros registrou a queda de uma árvore no bairro Manaíra. Em Campina Grande, no Agreste paraibano, o Corpo de Bombeiros Militar recebeu chamados para ocorrências de inundações em ruas e casas dos bairros Serrotão e Distrito Industrial, mas ninguém ficou ferido. Uma casa na rua Francisco Alves Pereira, no bairro do Catolé teve o portão arrastado pela água da chuva, que inundou os cômodos da residência.Chuva arrasta portão de casa no bairro do Catolé, em Campina Grande (Foto: Ittallo Frienddch / Arquivo Pessoal)

Na cidade de Ingá, no também Agreste, o bairro do centro ficou alagado depois das chuvas registradas durante a tarde deste sábado (9). Em Boqueirão, no Cariri, também houve alagamentos em algumas ruas. Ainda foram confirmadas chuvas fortes em outras cidades como Taperoá, Esperança, Areial, Pocinhos e Puxinanã. De acordo com a Aesa, as chuvas deste sábado (9) estão atingindo o leste do Cariri, parte do Brejo e estão mais fortes no Agreste e Litoral.

Segundo a meteorologista Carmem Becker, estas são chuvas de pré-estação, que estão sendo provocadas pelo fenômeno vórtice ciclônico. “O perpiodo comum para as chuvas na Paraíba fica entre os meses de fevereiro e março, mas este fenômeno tem provocado uma antecipação. Neste final de semana e próximos dias, deve chover em todas as regiões do estado. A precipitação para o Sertão está maior para este domingo (10), quando deve ocorrer chuvas isoladas. Até metade da próxima semana, o tempo deve permanecer estável, com umidade e concentração de nuvens em todas as regiões”, disse ela.

Ainda de acordo com Aesa, na próxima segunda-feira (11) será divulgado um balanço de chuvas registradas em cidades da Paraíba, durante este final de semana. A agência também informará as medições do nível de água dos principais açudes do Estado.

Campina Grande

No final da tarde deste sábado (9), a Defesa Civil de Campina Grande divulgou um índice pluviométrico destacando os bairros que mais receberam chuvas, entre o início do dia até 17h. No bairro do Catolé choveu 43 milímetros, no Alto Branco 30, no Jardim Paulistano 38 e no bairro das Cidades 35. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Ruiter Sansão, não foi registrada nenhuma ocorrência grave até o início da noite. O índice de chuvas nas outras cidades do estado ainda não foi divulgado.

G1Pb