Ricardo fica no governo

Por - em 7 anos atrás 910

Não tenho bola de cristal nem os dons videntes de uma mãe Dinah para afirmar, porém tenho convicção de que o governador Ricardo Coutinho não se desincompatibilizará do cargo.

De onde vem minha convicção? Do próprio governante. Em quase todas as falas Coutinho tem deixado claro que, “o importante é o projeto do PSB”, “imperioso é não permitirmos uma volta ao passado”, “retroagir politicamente é destruir o que construímos”, e por aí vão as falas de sua excelência, quando perguntado.

Nem mesmo uma possível candidatura à Presidência da República lhe mude a ideia: ”continuar o projeto na PB é mais importante que candidatura ao Planalto”, revelou o mago de Jaguaribe em entrevista a uma emissora de rádio em João Pessoa, nesta terça-feira.

Ora, quem abdica de uma candidatura presidencial em nome de um projeto, não faz questão de uma candidatura senatorial! Ricardo quer é assegurar a continuidade do projeto PSB de governar a Paraíba. Mas…, como isso é possível?

O primeiro passo, claro, é o governo eleger o seu sucessor. Sem isso, nada feito! E há quem julgue que a permanência da Ricardo a frente da administração fortalece a candidatura situacionista. Ele mesmo transparece pensar dessa forma.

Mas isso só não garante a continuidade programática da atual gestão. É preciso eleger um sucessor que não só seja do PSB, como tenha absoluta afinidade com a práxis político/administrativa do atual governador. E aí a coisa complica ainda mais. Afinal, não são muitos os nomes, e os existentes ainda não têm voo próprio na política.

E é justamente por isso que Ricardo Coutinho, a meu sentir, não se desincompatibilizará do cargo. É pelas asas da aprovação de sua administração, com ele a frente abanando-as, que RC buscará fazer um nome seu, do colete, o novo governador para dar continuidade a sua política administrativa implantada na PB.

Afinal, importante mesmo é manter o projeto do PSB, garante ele!

Fernando Caldeira