Água no Curimataú?

Por - em 7 anos atrás 847

As manchetes dos jornais alardeiam a grande notícia: o Curimataú da Paraíba, região das mais carentes, está na Pauta do atual Governo Estadual para receber as águas do Rio São Francisco. Trata-se do Projeto Transparaíba, cujo Sistema Adutor receberá investimentos de 220 milhões de reais e dará segurança hídrica para mais de 140 mil paraibanos.

Grande é a alegria daquela gente com a perspectiva de tão importante obra, única capaz de transformar seus sonhos em inimaginável realidade. Há mais de vinte anos chegava eu, ali, pelas mãos do ex-deputado José Pereira da Costa, indicado pelo então governador Ernani Sátiro para receber os votos da Região como candidato a Deputado Estadual.

Por recomendação do Governador, antes de tudo, visitei a Região, anotando as obras indispensáveis que deveriam ser construídas pelo Governo do Estado. Depois de uma semana de reuniões, com as respectivas lideranças, cem por cento dos pedidos se circunscrevia ao abastecimento d`água das diversas cidades, o que foi transmitido, em seguida, ao Governador Ernani Sátiro.

Este convoca o Secretário José Carlos Dias de Freitas, e órgãos afins da área da infraestrutura, determinando estudos e construções de açudes que pudessem minorar o desespero daquela gente, em termos de recursos hídricos. Com tais providências governamentais, levando água àquela gente, pude me eleger para cinco mandatos, três de deputado estadual e dois de deputado federal.

Conclusão: o povo do Curimataú da Paraíba sempre lutou por obras públicas, e cultivou como valor inestimável o sentimento da gratidão, o que certamente ainda está em vigor. Significa dizer: os investimentos que o atual Governo Estadual está realizando em seu favor, agora, dando solução definitiva às suas carências hídricas, ainda subsistentes, terão o reconhecimento necessário em termos político-partidários.

A Adutora Transparaíba, beneficiando 19 municípios daquela Região, é obra da maior valia em termos políticos, sociais e econômicos.

Por Evaldo Gonçalves