Aberta Exposição Nacional da raça Boer

Por - em 7 anos atrás 830

emater feiraO secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Rômulo Montenegro,  abriu, na manhã da quarta-feira (20), a Exposição Nacional da Raça de caprino Boer. O evento integra a programação da Expofeira Paraíba Agronegócios, que se realiza no Parque de Exposições Henrique Vieira de Melo, em João Pessoa, até o próximo domingo (24).

A Exposição Nacional acontece na pista dos caprinos e conta com mais de 500 animais incluindo ovinos e caprinos das raças Boer, Carpina Saanen, Alpina, Parda, Somalis, Santa Inês, entre outras. Na Expofeira, criadores da raça Boer de vários estados do Nordeste inscreveram os melhores animais que participarão de julgamentos, no qual serão escolhidos os melhores animais da raça.

Na abertura da exposição dos caprinos, o secretário Rômulo Montenegro destacou a importância da inclusão da tecnologia para o desenvolvimento da cadeia produtiva de caprinos e ovinos do Estado. “O nosso rebanho é um dos melhores do Brasil. Isso é uma constatação. E, graças ao uso da tecnologia implantada nas fazendas pelos nossos produtores, o nosso rebanho não perdeu nem em números e, principalmente em qualidade. Apesar dos desafios, o governo vem incentivando o setor agropecuário e com isso estamos movimentando e incentivando um setor que contribui enormemente com a economia do Estado”, afirmou.Segunda.jpg

Na ocasião, o presidente da Apacco, Pedro Martins, agradeceu os esforços que o Governo tem feito pelo setor. “Eu, em nome da Apacco, reconheço o empenho do Governo, e de todos os criadores para elevar o nosso setor. Aqui está o que há de melhor, a reabertura da Expofeira nos dá essa oportunidade, trazendo uma exposição nacional de uma raça que se adapta perfeitamente na  nossa região, e com o uso da tecnologia já vamos comercializar um queijo fino, misto de leite de cabra e vaca, produção exclusiva da Paraíba”, comentou.

Presente ao evento, o superintendente do Banco do Nordeste, Jorge Ivan Costa, também falou sobre a Expofeira. “O Governo é um importante parceiro do Banco do Nordeste. Aqui estou vendo que vale os investimentos feitos pelo Banco para o setor agropecuário. O BNB é uma instituição importante para as cadeias produtivas que estão presentes na Expofeira e o Governo pode contar sempre com a nossa parceria. O objetivo é o mesmo, desenvolver a nossa região”, assegurou.

Terceira.jpgO criador da raça Boer do município de Quixadá, no Ceará, Sr. Dadá Paiva, trouxe um rebanho de 30 animais para a exposição. “Eu participo pela segunda vez aqui na Paraíba. É um evento primoroso para nós que sabemos o que significa criar e tratar desses animais; é num  evento desse porte  que outros criadores conhecem sobre a genética, sobre o corte, e a produção leiteira dos melhores animais.  Parabenizo ao Governo da Paraíba e demais instituições que apoiam esse grandioso evento”, concluiu.

Participaram ainda da abertura da Exposição do Boer, o presidente da Gestão Unificada, Nivaldo Magalhães, diretor técnico da Empresa Paraibana de Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária, Manoel Duré, Jucieux Palmeira, representante do Sebrae, produtores da raça de caprinos dos estados do Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará, Sergipe e Alagoas.

Sedap.