Com assistência da Emater Programa Brasil Sem Miséria muda vida de 341 famílias em Rio Tinto

Por - em 6 anos atrás 825

emater rio tintoCom a participação de agricultores familiares, técnicos e autoridades políticas, foi realizado na quinta-feira, dia 26, em Rio Tinto, evento para avaliação do Programa Brasil Sem Miséria e sobre Segurança Alimentar e Nutricional. No município são beneficiadas 341 famílias, envolvendo recursos de R$ 777.600,00 com projetos produtivos apresentando resultados positivos.

O evento serviu para uma avaliação da metodologia de gestão e acompanhamento metodológico do Programa Brasil Sem Miséria na Zona da Mata Norte. A Prefeitura Municipal colaborou para sua realização que teve, ainda, o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Tinto, por meio da sua presidente Valdirene Rosas.

Durante o evento aconteceu uma mostra de produtos da agricultura familiar. A extensionista social da Emater Maria Bethânia Torres proferiu palestra sobre “Empreendedorismo e Visão de Futuro”. A equipe local da Emater é composta de Ednete Freire, Eidy Simões, Lúcia Borges e Antonio Cavalcante, com os trabalhos tendo o acompanhamento da coordenadora regional Keyla Leal.rio tinto9.JPG

O técnico Cristino Campello fez uma avaliação de todo o trabalho executado a partir da Chamada Território da Zona Norte, Contrato nº 043/2012, num trabalho que conta com a participação do extensionista Igor Machado. Durante este período, o trabalho realizado em Rio Tinto com dedicação, oferecendo às famílias oportunidades de acesso às políticas públicas, fez com que o município se tornasse uma referência dentro do Programa Brasil Sem Miséria.

Ao fazer sua saudação, em nome do prefeito, o secretário da Agricultura do município, Antonio Macedo destacou a parceria com a Emater, tendo permitido avanços no acesso e na implantação de ações que estão ajudando a mudar a qualidade de vida das pessoas. O cacique geral dos Potiguaras Sandro agradeceu a prefeitura municipal, a Emater e outros órgãos parceiros pela contribuição para o desenvolvimento econômico e social das famílias beneficiadas com o PBSM e de agricultores familiares de Rio Tinto.

rio tinto17.jpgFoi apresentada a experiência de sucesso do agricultor Manoel Antonio dos Santos que, com o assessoramento da Emater, comprou uma máquina de costurar e material para fabricação de roupas para que sua esposa também pudesse trabalhar e, com isso, melhorar a renda da família.

Quem também destacou o trabalho da Emater foi a agricultora Josenilda Delfino Cardoso, esteve presente com uma exposição de produtos do seu quintal produtivo demonstrando a segurança alimentar e nutricional. Há quatro anos através do PBSM montou um pequeno aviário onde passou a criar galinhas e produzir ovos. Tem obtido tamanho êxito que ajudou ajuda na manutenção de sua casa e, recentemente, contribuiu para a construção de uma casa para seu filho. “Hoje trabalhamos na fabricação de bolos, fazendo a entrega por encomenda à nossa clientela”, disse.

Ascom