Estudantes de Pernambuco conhecem trabalho de pesquisa bovina da Emepa

Por - em 6 anos atrás 702

emepa pbUm grupo de cem alunos da Escola de Referência do Estado de Pernambuco, localizada no município de Casinhas, visitou as instalações da Estação Experimental João Pessoa em Umbuzeiro (PB). A visita teve o objetivo de conhecer os trabalhos de melhoramento genético realizados pela equipe de pesquisadores da Emepa.

Recebidos pelo chefe da Estação Gilvan Ferreira Leite e outros pesquisadores, os estudantes conheceram as instalações e laboratórios onde são realizadas as pesquisas. Todos os trabalhos são acompanhados pelo presidente da Gestão Unificada Nivaldo Magalhães e o diretor Técnico da Emepa Manuel Duré, empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca.

Emepa3 Umbuzeiro.jpegOs alunos ficaram entusiasmados com as pesquisas e com o porte dos animais utilizados nos estudos, despertando em alguns o interesse em ingressar para frequentar faculdades e participar de cursos de Veterinária ou Zootecnia.

Histórico – A Estação Experimental João Pessoa foi criada pelo decreto Nº. 14711 de 5 de março de 1921, com a denominação de Estação de Monta de Umbuzeiro. Sua construção foi iniciada em fevereiro de 1922 e inaugurada em 14 de novembro daquele mesmo ano pelo engenheiro agrônomo Epitácio Pessoa Sobrinho, primeiro diretor do estabelecimento.

Emepa5 Gado Umbuzeiro.jpegFatores como alto grau de perfeição zootécnica, completa adaptação ao meio, perfeita caracterização racial, morfologia harmoniosa, aptidão econômica e elevado índice de fecundidade tornaram famosos a Estação de Umbuzeiro e seu rebanho. Até hoje, mais de mil reprodutores e matrizes Gir saíram da Estação para melhoramento de rebanhos puros e cruzamentos para produção de leite.

A estação pertence à Emepa e foi a partir de 1985 que passou a integrar o Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro, realizado pela Associação Brasileira dos Criadores do Gir Leiteiro e a Embrapa Gado de Leite.

Redação

    Sem tags.