O Cuidado de Deus

Por - em 4 anos atrás 2002

Por vezes, na vida, ficamos perplexos diante de tantas situações que nos acontecem repentinamente, algumas delas sem qualquer explicação. Geralmente, nessas ocasiões, perguntamo-nos: Como pode ser isso? Como pode acontecer comigo?

Aprender a lidar com as surpresas da vida é, além de uma arte, uma necessidade também. Muitas vezes, são os momentos de perplexidade que nos fazem sair de certas rotinas e nos levam a promover uma reengenharia em nossa existência, especialmente a partir do pensamento e da reflexão. Reconhecer nossas limitações diante do inesperado, coloca-nos em contato com Deus e com a sua providência por meio de “anjos” que Ele coloca em nosso caminho.

Como pode ser isso? Estamos sempre sendo confrontados com situações humanamente impossíveis de serem solucionadas (e explicadas), diante das quais toda lógica e racionalidade humanas caem por terra e, inesperadamente, vem um mensageiro dos céus nos falar de esperança, de possíveis alternativas e mostrando saídas.

É interessante como Deus nos surpreende mesmo quando não compreendemos o que está se passando. É surpresa e nada mais! Nas horas mais difíceis e nos momentos mais sombrios da vida, Ele manda um “anjo” trazendo palavras de ânimo, de fé, de clareza e revigoramento; traz certezas em meio ao inexplicável. O fato é que nesse inesperado nos firmamos em pé outra vez. O medo não combina com aqueles que confiam em Deus e que estão iluminados por sua luz.

E mais uma vez: como pode ser isso? Esta foi a pergunta, segundo a narrativa bíblica, que Maria fez ao anjo do Senhor quando foi comunicada que seria a mãe de Jesus. A pergunta tinha muito sentido, visto que ela ainda não estava casada com José, tão pouco havia mantido com ele – nem com homem algum – qualquer vida sexual. Maria, em um misto de pânico e perplexidade, expôs ao emissário celestial as limitações próprias de sua condição de mulher e exclamou, surpresa: “como pode ser isto?”.

Tal pergunta revela um dilema interior diante de uma contradição que está posta em nós: as surpresas da vida, as impossibilidades humanas e o agir sobrenatural de Deus. Nós pensamos logicamente, enquanto que Deus sempre nos surpreende. Nossa racionalidade não consegue alcançar a beleza e a força do sobrenatural, somente possíveis pela experiência da fé. Por isso, o mesmo anjo da anunciação foi também o emissário da esperança quando disse à Virgem de Nazaré: “Para Deus nada é impossível” (Lc 1:37).

Há sempre um mensageiro de Deus perto de nós, trazendo-nos a mensagem de que o impossível pode ser possível; o incurável tem cura; o inconsolável tem consolo. Tudo por uma razão muito simples: para Ele, nada é impossível. Este anjo está presente na voz de quem nos fala de fé, na presença de quem nos proclama vitória, ou de quem nos visita nas horas difíceis, de quem nos ajuda a caminhar e nos diz: não desiste! Confia em Deus! Na anunciação, o anjo só se retirou quando Maria, entendendo a mensagem divina, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim a tua palavra”. (Lc 1:38)

Sempre haverá um anjo por perto, basta discernir a sua presença e escutar a sua voz. Basta ainda exercitarmos a nossa fé e procurarmos dar ouvidos aos que nos trazem boas notícias, aos que nos falam de esperança e nos apontam uma luz para o amanhã.

E ao contrário dos que não crêem, porque só vêem a vida pela ótica da racionalidade e das limitações, digamos sempre diante das situações aparentemente insolúveis: “Tudo posso Naquele que me fortalece”. Quando formos surpreendidos e nos sentirmos sem saída, lembremo-nos de que não estamos sozinhos, há sempre um anjo por perto!

Por Estevam Fernandes