Empaer faz Live para explicar como funciona o PAA

Por - em 4 anos atrás 490

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi tema da Live realizada pela Empresa Paraibana Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Sedap, nesta sexta-feira, dia 3. Durante mais de uma hora, o Gerente de Operacional de Produção Agropecuária e Ação Social Flávio Müller Borghezan abordou vários assuntos relacionados ao programa, assessoramento técnico para os produtores rurais e a comercialização.

O PAA tem por finalidade promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar, com a compra da produção por meio de chamada pública. Os produtos são destinados a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. Com essa ação, explicou, é feita a remuneração da produção, permite a ocupação do espaço rural, contribui com a distribuição de renda, combate a fome e estimula a cultura alimentar regional.

Para apoiar essa iniciativa, o Governo do Estado criou o sistema de emissão de nota fiscal eletrônica, o que tem facilitado a comercialização por parte dos agricultores que, assessorados pelos técnicos da Empaer, acessam esse serviço. Flávio também destacou as parcerias que tem consolidado o programa.PAA.jpg

Os principais produtos comercializados, entre outros, são macaxeira, inhame, batata doce, milho verde, maracujá, acerola, banana. Mamão, manga, coentro, alface, pimentão, quiabo, que são repassados às entidades numa ação coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano.

Flávio informou que agricultores estão adquirindo equipamentos de informáticas para que eles, da comunidade onde moram, possam retirar as notas fiscais e outros serviços. Os técnicos da Empaer orientam como acessar os mecanismos disponibilizados pela Secretaria da Receita Estadual, como também todo o processo desde a organização da produção.

Ele informou que durante o período de pandemia, a comercialização vem sendo realizada sem alteração, seguindo todas as normas sanitárias.

A partir de agora, toda sexta-feira nesse mesmo horário acontecerá live.

Link: youtube.com/empaerparaiba