Em Picuí, Administração Municipal adquiri 2 mil testes rápidos para intensificar testagem em casos suspeitos de covid-19

Por - em 3 anos atrás 314

Além das ações preventivas à COVID-19 que vêm sendo realizadas pela Prefeitura Municipal de Picuí, Seridó paraibano, com a distribuição de máscaras e hipoclorito de sódio, esta realizou a aquisição de mais 2 mil testes rápidos para detecção qualitativa de anticorpos IGG e IGM, anti-COVID-19, que atenderá as demandas em decorrência da pandemia provocada pelo coronavírus. A compra foi efetuada com recursos próprios, provenientes do Fundo Municipal de Saúde.

“Eu autorizei a compra de mais 2 mil testes rápidos para dar continuidade a testagem das pessoas que estão com problemas respiratórios no município. É importante dizer isso porque Picuí é uma das poucas prefeituras da Paraíba que está fazendo esse tipo de trabalho, no Centro Municipal de Testagem. O teste que nós compramos é mais preciso inclusive do que o teste do Governo do Estado.” Disse o Prefeito Olivânio Remígio.

De acordo com informações da secretaria municipal de saúde, a Gestão Municipal de Picuí tem tomado uma série de medidas na prevenção, controle e contenção de riscos à COVID-19 desde 17 de março deste ano, com compromisso, seriedade e responsabilidade, a fim de melhor resguardar a população. A aquisição do teste rápido de anticorpos para o novo coronavírus (Sars-CoV-2) está sendo utilizado como apoio e auxílio para a avaliação do estado imunológico de pacientes que apresentem sintomas da COVID-19. Basicamente, esse tipo de exame aponta se a pessoa teve ou não contato com o vírus. No entanto, é preciso aguardar alguns dias até que a quantidade desses anticorpos seja detectável em um teste.

Vale ressaltar que dos 488 casos confirmados de COVID-19, apenas 23 estão ativos no município, o que é resultado de um trabalho eficiente na prevenção, controle e contenção de riscos à esta doença.

Por Ascom

    Sem tags.