Porto de Galinhas tem praia lotada e público sem máscara no primeiro sábado do ano

Por - em 3 anos atrás 473

O sábado (2), o primeiro do novo ano, começou com sol, praias lotadas e desrespeito a regras de prevenção à Covid-19, como ausência de máscara e aglomeração, no litoral pernambucano. Em Porto de Galinhas, em Ipojuca, no Litoral Sul, a maré baixa atraiu famílias inteiras (veja vídeo acima).

Durante amanhã, engarrafamento foi registrado no acesso ao balneário de Porto de Galinhas. A equipe da TV Globo apontou que levou duas horas para percorrer os cerca de 60 quilômetros entre o Recife e a praia.

Ônibus de turismo foram vistos chegando ao local com pessoas de máscara. No entanto, ao chegarem na areia, parte retirou a máscara. Segundo o protocolo estadual, o equipamento só pode ser retirado ao entrar no mar ou ao comer e beber.Banhistas aproveitam o sábado (2) na praia de Porto de Galinhas, no Litoral Sul de Pernambuco — Foto: Reprodução/TV Globo

A associação que reúne pousados e hotéis de Porto de Galinhas apontou que a taxa de ocupação dos das 230 pousadas e 16 grandes hotéis na região girava em torno de 70% neste sábado (2).

A prefeitura de Ipojuca iniciou, neste final de semana, a operação Verão, para “prevenir e remediar situações que possam trazer transtornos à ordem pública e à segurança no trânsito nesse período de alta estação”.

Segundo o município, houve reforço no efetivo de guardas municipais e ordenamento do estacionamento de ônibus e vans de turismo por fretamento em áreas específicas, fora das vias públicas, bem como a emissão de autorizações para estacionamento privados. Além disso, equipes da prefeitura distribuíram máscaras para quem chegava sem o equipamento.

Litoral Norte

O acesso às praias de Itamaracá, no Litoral Norte, também foi marcado por engarrafamento neste sábado (2). Assim como em Porto de Galinhas, havia muitas famílias na Praia de Jaguaribe e pessoas sem máscara da areia, em desacordo com o protocolo de prevenção à Covid-19.

Pandemia

Pernambuco registrou mais 332 casos de Covid-19 e oito mortes de pacientes que morreram com a doença neste sábado (2). De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), ao todo, desde março de 2020, quando a pandemia chegou ao estado, já foram confirmados 223.325 infecções e 9.674 óbitos.

G1