Empaer-PB comemora dois anos de sua criação

Por - em 3 anos atrás 494

A Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e Pesca (Sedap), completa neste mês de janeiro, dois anos de sua criação.

Um ato do governador João Azevêdo (Cidadania) determinou a extinção de três entidades ligadas à Sedap; Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater), criada em 1975; a Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa), fundada em 1978; e o Instituto de Terras e Planejamento Agrícola do Estado da Paraíba (Interpa), em atividade desde 1991. A decisão foi publicada na edição do dia 18 de janeiro de 2019 no Diário Oficial do Estado. Com a extinção dessas entidades, ficou instituída a criação da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer).

A nova empresa pública tem como objetivo básico pesquisar, programar, executar e fiscalizar a política estadual de assistência técnica, extensão rural, e regularização fundiária, com vistas ao desenvolvimento da agropecuária e da pesca.FEIRA3.jpg

A Empaer consolidada como fundamental para o desenvolvimento da agricultura paraibana, presta assessoramento técnico de forma direta e indireta a cerca de 58 mil famílias agricultoras, entre elas agricultores familiares, produtores rurais, assentados, extrativistas, quilombolas, pescadores artesanais, povos indígenas, artesãos, idosos, jovens e mulheres rurais, contribuindo significativamente para o aumento da produção, produtividade e renda dos agricultores paraibanos, através do trabalho determinado e eficiente de seus diretores, técnicos e administrativos.

índice1.jpg — Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização FundiáriaPara marcar a data, o presidente da Empaer e da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Nivaldo Magalhães, publicou vídeo na rede social, afirmando que o momento não é para festa, mas sim de respeito à Pandemia, contudo a comemoração da fundação da Empaer é justa e necessária, pois a empresa, através da força e determinação do Governo do Estado têm registrado o fortalecimento da agricultura familiar, com ênfase no desenvolvimento sustentável nas 15 gerências regionais, localizadas em João Pessoa, Campina Grande, Areia, Guarabira, Solânea, Picuí, Pombal, Cajazeiras, Princesa Isabel, Patos, Sousa, Itabaiana, Itaporanga, Serra Branca e Catolé do Rocha.

“Em nome da diretoria e dos servidores, nossos agradecimentos aos parceiros, governador João Azevedo e secretário Efraim Morais, pelo respeito e apoio dado procurando sempre defender a instituição. A criação da Empresa dependeu do governador, mas o seu fortalecimento depende de todos nós”. Disse Nivaldo.

Portal do Curimatau com José Onildo de Negreiros