Vasco empata com o Goiás e foge Luxemburgo vê time do Z4

Por - em 3 anos atrás 229

Na reestreia, técnico vê domínio vascaíno no início, mas desempenho abaixo no segundo tempo. Empate com o Atlético-GO tira time da zona de rebaixamento após seis rodadas

O empate sem gol em Goiânia foi suficiente para tirar o Vasco da zona de rebaixamento depois de seis rodadas – desde a 21ª jornada, na qual caiu da 12ª posição direto para o 17º lugar. O ponto único conquistado contra o Atlético-GO, na casa do adversário, deixou o time de São Januário na 16ª posição, com 29 pontos somados. A partida marcou a reestreia de Vanderlei Luxemburgo, que entre tosse e muitos goles de água, resquício ainda da Covid-19, mostrou-se satisfeito com o desempenho do time.

Na coletiva de imprensa, o treinador vascaíno comentou a partida, que teve boa participação do seu time na primeira etapa, mas uma queda no segundo tempo. Cheio de frases de efeito, como de hábito, ele destacou a entrega da equipe.

– Vocês viram o Vasco como tem de ser. O jogador tem de entender o que significa jogar no Vasco. Falei que hoje era a oportunidade de subir na tabela. Vamos recuperar com calma. O importante é o sentimento: o torcedor pode enaltecer o que viu na rede social. Os torcedores viram um time aguerrido, mas houve erros. É normal. Mostramos para o torcedor que vamos honrar a camisa do clube. Se não honrar, eu chego duro neles – disse Vanderlei Luxemburgo.

O treinador evitou projetar a próxima partida – no domingo, às 20h30, contra o Botafogo, em São Januário – e comentou aspectos táticos e físicos do jogo.

– Eu sabia que a equipe poderia ter uma queda de rendimento no segundo tempo. Trabalhamos o time técnica e taticamente para inibir a transição rápida deles. Fizemos marcação adiantada, especialmente no tiro de meta. Com a nossa transição defensiva, dominamos. Finalizamos nove vezes. No segundo tempo, era esperado cair. Fiz as trocas, e aí eles estavam forçando muito em cima do Henrique. Temos de melhorar a nossa intensidade. Não só quem sai jogando, mas quem entra também. Estivemos perto do resultado, mas eles tiveram as melhores chances – admitiu o treinador do Vasco.

Luxa elogia Talles e Juninho

O treinador gostou da volta de Talles ao time titular e também elogiou outro garoto revelado no Vasco, o meia Juninho. A dupla fez boas jogadas e recebeu elogios do novo treinador.

– Falei para o Talles que ele tinha de driblar, ele é diferente. Ele já começou a fazer uma graça, eu gostei. O Juninho tem personalidade pois ele limpa as jogadas, quebra as linhas e tem bom passe. Tem potencial grande – comentou o técnico.

Confira mais da coletiva de Vanderlei Luxemburgo:

Recuperar time

– Fizemos um trabalho essa semana… Até falei que achei estranho ter tanta folga com a situação do time. Primeira coisa (a recuperar), é a cabeça. Dar confiança, incentivar o time. Temos agora 11 jogos, é um campeonato à parte. Houve um crescimento muito bom, mas o Atlético-GO foi melhor no final. A nossa mudança de comportamento em campo ocorreu, houve alta intensidade em momentos da partida. O segredo é não arrebentar o jogador. É ter equilíbrio no trabalho. A parte física vai ser menor, daremos mais espaço ao técnico e ao tático.

Volta após Covid-19

– Esse negócio de Covid é doido. Falo para a população: use máscara. Trabalhei normal, mas no pós-jogo estou cansado. Meu pulmão foi afetado, então, estou tomando muita água e respirando. Meu médico me liberou, mas fica um resquício. É uma doença danada. Por isso, a vacina é importante.

Leo Mattos suspenso

– Primeira coisa que temos de fazer é recuperar, fazer o pijama training. Até domingo, não deve ter nenhum treino forte a não ser recuperá-los. Gostei da dobradinha do Yago Pikachu e do Léo Mattos. Tem o Cayo Tenório, tem o Yago. Vamos ver o que fazer.

Com G1