Em noite dos goleiros, Fortaleza e Grêmio ficam no 0 a 0 na Arena Castelão

Por |

Fortaleza e Grêmio ficaram no 0 a 0 na noite deste sábado, na Arena Castelão, em jogo pela 29ª rodada do Brasileirão. Os dois times criaram boas chances, mas pararam nos goleiros Felipe Alves e Paulo Victor, em noite inspirada. O tricolor gaúcho entrou em campo com time misto e não conseguiu superar os donos da casa, desfalcados por um surto de Covid no elenco. Quando Pepê finalmente levou a melhor e encobriu o goleiro do Fortaleza para marcar um golaço, o lance foi anulado pelo VAR. No fim, o empate não é bom para nenhum dos dois times na tabela de classificação. Veja os melhores momentos:

Classificação

O Grêmio poderia assumir a vice-liderança em caso de vitória, mas vai a 49 pontos e permanece na quinta posição na tabela. São Paulo, Inter, Atlético-MG e Flamengo ainda não jogaram na rodada e podem aumentar a vantagem na ponta. Já o Fortaleza, que estreou o técnico Enderson Moreira, chega a sete jogos sem vencer e é o 15ª colocado, com 32 pontos, mas pode ver a distância para o Z-4 diminuir. Veja a tabela.

Impedimento polêmico e muita espera

Pepê marcou um golaço no fim do primeiro tempo, após receber um lançamento em profundide e encobrir o goleiro Felipe Alves, com categoria. Mesmo com uma sutura no nariz para interromper um sangramento, o atacante gremista comemorou com estilo, fez a dancinha do Fortnite e tudo. Mas o lance foi invalidado pelo VAR. Para a arbitragem de vídeo, ele estava à frente de Paulão no momento do passe, que só mesmo a tecnologia é capaz de verificar. Mas o que mais irritou os jogadores foi a demora para a marcação: mais de cinco minutos.

Pode isso, Arnaldo?

Renato Gaúcho recebeu um cartão amarelo no primeiro tempo, mas não por reclamação. O técnico gremista cometeu uma falta. Isso mesmo, uma falta. Aos 19 minutos do primeiro tempo, Renato segurou Carlinhos segurou Carlinhos rente à linha lateral, com a bola ainda em jogo. O treinador ainda tentou argumentar que segurou o jogador rival para ele não cair, mas a desculpa não colou.

Primeiro tempo

Fortaleza e Grêmio fizeram um bom primeiro tempo, com chances para os dois lados. O time gaúcho tomou conta do meio-campo, teve mais a bola e criou as melhores oportunidades. A primeira delas logo aos 7 minutos, quando a bola sobrou para Churín finalizar livre na área, mas Wanderson interceptor na hora certa. Os donos da casa, que apostaram na velocidade de Romarinho e Osvaldo pelos lados, responderam logo em seguida. Aos 12 minutos, Romarinho tabelou com Wellington Paulista e chutou para a defesa de Paulo Victor. No rebote, Gabriel Dias isolou.

Aos 16, Pepê recebeu uma boa bola no lado direto de ataque e chutou na rede, pelo lado de fora. O Grêmio chegou novamente com perigo aos 28, em cabeçada forte de Churín que Felipe Alves defendeu, mas o lance já não valia mais nada: a arbitragem marcou falta do atacante argentino na jogada. O Fortaleza só voltou a ameaçar aos 44, quando Paulo Victor defendeu um chute de João Paulo dentro da área. No lance seguinte, Pepê foi lançado por Churín, avançou todo o campo e encobriu Felipe Alves para abrir o placar, mas o gol acabou anulado pelo VAR, por impedimento.

Segundo tempo

Na segunda etapa, o Fortaleza voltou mais disposto a sair para o ataque a quase abriu o placar aos 8 minutos. Após cruzamento de Romarinho, a bola sobrou para Osvaldo chutar para outra boa defesa de Paulo Victor. Pinares respondeu com uma bela cobrança de falta aos 15, que tirou tinta da trave e deixou Felipe Alves sem reação. O Tricolor teve outra chance minutos depois, em cruzamento de Alisson que Rodrigues completou para fora.

O time gaúcho melhorou a partir da entrada de Thaciano no lugar de Pinares, aos 20, e pressionou até o fim em busca da vitória. O meia encontrou espaço para receber e finalizar na área aos 25, mas o goleiro do Fortaleza brilhou novamente e salvou com apenas uma mão. Renato colocou Ferreira no lugar de Churín em busca do gol da vitória e o atacante até teve uma chance para marcar aos 41, mas também parou em Felipe Alves, um um dos destaques da partida.

Próximos jogos

Os dois clubes voltam a campo pela 30ª rodada na próxima semana.O Fortaleza vai a Porto Alegre enfrentar o Inter, às 20h30 de domingo (17/01). Já o Grêmio entra em campo antes, na sexta-feira (15), também fora de casa. O Tricolor vai a São Paulo enfrentar o Palmeiras, às 21h30, no Allianz Parque.

G1