Em Picuí-PB, Festa do Padroeiro São Sebastião é celebrada de forma diferente

Por - em 3 anos atrás 434

Nesta quarta-feira (20) foi comemorado o dia de São Sebastião, e a festa em comemoração ao padroeiro de Picuí, Seridó paraibano, aconteceu diferente este ano.

A edição deste 2021 teve o tema “165 anos de Fé e Tradição”. Mesmo com algumas restrições por causa da pandemia, os fiéis puderam comparecer em número limitado presencialmente até a paróquia de São Sebastião, em Picuí, para agradecer as graças alcançadas.

Durante toda programação religiosa que teve início no último domingo (10), a entrada na igreja obedeceu à restrição de 30% da capacidade original, outras medidas foram aplicadas para diminuir o contágio pela Covid-19 como uso do álcool em gel nas mãos, e todos precisava estar de máscara e respeitando o distanciamento social.

A tradicional procissão de São Sebastião aconteceu logo após a missa da tarde desta quarta (20) em formato diferente, devido à pandemia do novo coronavírus, a grande maioria dos fies não puderem acompanhar a procissão que sai pelas ruas há 165 anos. Essa foi a primeira vez que isso ocorreu desde a primeira edição da festa.

Uma carreata acompanhada por algumas pessoas percorreu diversas ruas e bairros da cidade com a imagem de São Sebastião, sendo aplaudida pelos fiéis que se encontravam nas calçadas e residências acenando, pedindo cura, saúde e dando viva ao glorioso Padroeiro.

O Encerramento das comemorações em homenagem ao padroeiro de Picuí ocorreu no início da noite desta quarta, com a benção do Padre Lúcio em frente à matriz e girândola de fogos.

Este ano, marca a quinta festa tradicional com o padre Lúcio Flávio Falcão.

Portal do Curimataú