Na Paraíba, secretário alerta para o perigo no verão; ‘continuem usando máscaras e evitem aglomerações’

Por - em 3 anos atrás 284

O secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi, alertou para aumento de casos da Covid-19 durante a temporada de verão no litoral e balneários paraibanos.  “Merece o máximo empenho de todas as paraibanas e paraibanos no sentido de seguir usando máscaras com frequência e não continuarem se aglomerando”, recomendou.

Ele explicou que a avaliação mais recente do Plano Novo Normal com a análise situacional da pandemia da Covid-19 no Estado, divulgada neste sábado (20), mostra que houve um aumento significativo na quantidade de municípios que transitaram para as classificações mais restritivas. De acordo com esse 19º levantamento, 99% dos municípios paraibanos figuram nas bandeiras amarela, laranja e vermelha – esta última aumenta as restrições de mobilidade nos locais classificados. As bandeiras levam em conta indicadores como: percentual de novos casos, letalidade (óbitos), ocupação da rede hospitalar da região e percentual de isolamento social. Baía da Traição é o único dos 223 municípios paraibanos que está em bandeira verde.

Na 19ª avaliação, 62% dos municípios paraibanos encontram-se em bandeira laranja, esboçando um crescimento expressivo de 527% em relação à 18ª avaliação, na qual cerca de 10% dos municípios encontravam-se nesta bandeira. Até a análise anterior, a Paraíba não tinha cidades em bandeira vermelha. Já na avaliação atual, que passa a vigorar nesta segunda-feira (22), os municípios de Igaracy, Catingueira, São José do Bonfim, São Mamede, Cuité de Mamanguape e Cacimbas compõem os 2,4% de localidades classificadas em vermelho, com recomendação de restrição de mobilidade e serviços.

Redação/Assessoria