Pablo marca, São Paulo vence Palmeiras, quebra tabu de 12 anos e aumenta a ressaca do rival

Por - em 3 anos atrás 207

Pablo decisivo!

Nada melhor do que uma vitória em clássico para coroar uma boa fase. E nada pior do que uma derrota em clássico para um time que vem de duas finais perdidas. Com gol de Pablo, o São Paulo venceu o Palmeiras por 1 a 0 na noite desta sexta-feira, no Allianz Parque, em jogo atrasado da quinta rodada e chegou a quatro vitórias seguidas no Paulistão. Pior para o Verdão, que, de ressaca por perder a Supercopa para o Flamengo e a Recopa para o Defensa y Justicia, não conseguiu se recuperar dos tropeços recentes e ainda perdeu a primeira no estadual. Com força máxima, o Tricolor controlou o jogo diante de um Verdão modificado por conta de desgaste e desfalques e levou a melhor em uma partida segura e eficaz. Assista aos melhores momentos:

Como fica?

Dono da melhor campanha do Paulistão até aqui (levando em consideração a diferença de jogos entre as equipes), o São Paulo lidera o Grupo B com 19 pontos em oito partidas. O Palmeiras, com oito pontos em cinco jogos, é o segundo colocado do Grupo C, atrás do líder Bragantino, com 14 em sete partida. Veja a tabela.

Fim de longo jejum

O São Paulo não vencia o Palmeiras no Campeonato Paulista havia 12 anos. A última vitória antes desta noite tinha sido em 28 de março de 2009, também por 1 a 0, com gol do atacante Washington. Aquela partida foi no Morumbi. Nesse período, foram sete derrotas e seis empates.

Primeiro tempo

Palmeiras e São Paulo começaram o clássico se estudando. Mas o Tricolor se arriscou logo aos quatro minutos, em cabeçada de Pablo após cobrança de escanteio. A resposta do Verdão foi dois minutos depois, em falta cobrada por Victor Luis. A bola passou longe do gol de Volpi. Com melhor toque de bola e mais domínio do jogo, o São Paulo ficou mais tempo na frente. Chegou com maior perigo em cabeçada de Luciano aos nove, após cruzamento preciso de Daniel Alves. O atacante, pouco depois, aproveitou falha da defesa do Palmeiras para chutar. Só que o arremate bateu na zaga. Aos 23, o Palmeiras tentou em contra-ataque com o Willian, mas a finalização parou na defesa tricolor. Melhor, o São Paulo ainda teve chance com Daniel Alves, em falta, e com Rodrigo Nestor em chute de longe. Sem conseguir envolver o rival, o Palmeiras não se aproveitou dos contra-ataques. E ainda levou um susto aos 43, quando Igor Gomes aproveitou bobeira do adversário para chutar. Vinicius Silvestre defendeu com tranquilidade.

Segundo tempo

Abel Ferreira não mexeu no Palmeiras, e Hernán Crespo não alterou o São Paulo para o segundo tempo. Mais ligado, o Verdão construiu duas boas chances no começo da etapa. Primeiro com Willian, que chutou por cima após vacilo de Bruno Alves. E depois com Scarpa, aos 14. O meia acertou linda finalização de fora da área, obrigando Volpi a fazer grande defesa. Mas o Tricolor se deu melhor quando teve chance. Aos 16 minutos, depois de perder chance, Pablo viu Vinicius Silvestre errar na saída de bola com Scarpa e Daniel Alves roubar a bola. Após cruzamento, o camisa 9 bateu de primeira e abriu o placar no Allianz Parque. O Palmeiras quase empatou com Scarpa, aos 21, em contra-ataque. Mas o chute do meia, na saída de Volpi, bateu na rede por fora. Dois minutos depois, grande jogada do São Paulo. Léo tabelou com Pablo e cruzou para Luciano, mas Empereur evitou o que seria o segundo gol do rival. O Palmeiras voltou a aparecer no ataque em jogada de Wesley com Patrick de Paula, mas Volpi levou a melhor. Na sequência, após cruzamento de Eder, Reinaldo soltou a bomba da entrada da área e assustou Vinicius Silvestre. Até o apito final, os dois times tiveram algumas raras chances, mas nenhuma foi aproveitada. A melhor delas foi um chute para fora de Kuscevic, nos acréscimos.

Próximos jogos

Pelo Campeonato Paulista, o Palmeiras volta a campo no domingo, contra o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto, às 20h, pela sexta rodada. O São Paulo, pela mesma rodada, joga na sexta-feira, contra o Santo André, no Morumbi, às 20h. Os dois rivais estreiam na Libertadores na próxima semana. O Tricolor joga na terça-feira, às 21h30, contra o Sporting Cristal, no Peru. O Verdão também tem partida em Lima, mas na quarta-feira, às 21h, contra o Universitario.

Redação com G1

    Sem tags.