Festival de Queijo em Soledade acontece de 16 a 18 de setembro

Por |

Ricota, queijo minas, de manteiga, de coalho, do reino, mussarela e doce de leite estão entre as variedades do derivado do leite que serão apresentadas no 1º Festival de Queijos de Soledade, que acontece de 16 a 18 de setembro na cidade do Cariri paraibano.  Nesta semana que antecede o evento, 17 produtores locais receberam capacitação do Sebrae para aperfeiçoar a fabricação do produto, que é cartão postal gastronômico da cidade e tema do festival que integra a comemoração dos 136 anos do município.

O festival é uma iniciativa da Prefeitura de Soledade e conta com o apoio do Governo Federal, do Sebrae e da PBTur. O evento será composto de Feirinha do Queijo, da venda de artesanatos locais, desfile da rainha e do rei do queijo e o Festival Gastronômico, com os restaurantes da cidade, que vão preparar pratos com o laticínio. O festival contará ainda com disputa de quem come mais queijo e a competição do maior queijo produzido em Soledade.  Ao todo, serão mais de 30 balcões para exposição e venda dos produtos e artesanato, que ficarão dispostos na Praça, no Centro do município, no horário das 16h às 19h.

Envolvendo toda a cidade, a festa também vai ocupar outros espaços: às margens da BR-230, ponto tradicional de passagem dos viajantes, serão instalados 15 pontos de alimentação, entre bares, restaurantes e ambulantes, que vão ofertar um cardápio diversificado com queijo. A lista vai de hambúrguer, cubos de queijo, ninho de carne de sol na nata, tapioca e coxinha. Será o momento dos estabelecimentos mostrarem o que aprenderam com a capacitação ofertada pelo Sebrae.  Cada um desenvolveu o seu prato tendo como base o queijo de cabra ou de vaca.

O Festival será ainda momento de destacar a cultura do município, com apresentações de artistas, bandas locais e personagens tradicionais na história da população.  O objetivo do projeto, de acordo com o prefeito Geraldo Moura Ramos, é mostrar que Soledade tem potencial para ir além do ponto de parada dos viajantes e tem contribuído não só com a culinária paraibana, mas no lazer, na cultura e na história do estado.

Qualificação – De 8 a 10 de setembro os produtores dos laticínios passaram por uma qualificação, uma parceria da Prefeitura com o Sebrae que aconteceu na Estação Experimental da Pendência, sede da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), que também atua na fabricação do alimento. Além do leite de vaca, os produtos são feitos também com leite de cabra – o município tem o 4º maior rebanho do animal da Paraíba.

No curso, iniciado na última quarta-feira (8), os produtores praticaram as receitas que fazem Soledade se destacar na Paraíba quando se fala de culinária, incluindo o queijo trufado com doce de leite – petisco que mistura doce e salgado em uma das melhores composições da produção artesanal.  Eles ainda foram orientados sobre a forma correta de embalar a especiaria, como vender nas redes sociais e como trabalhar nas relações profissionais.

Aniversário – O município comemora 136 anos no próximo dia 24 de setembro. O 1º Festival do Queijo inicia os festejos de aniversário da cidade, que contará ainda a 4ª Copa Paraíba Mountain Bike (MTB) ‘Cabra da Peste’, a ‘Mostra Soledade’, o lançamento do livro ‘A Flor do Caruá 2’ e live show com Luh Barreto e Banda.

Localizada no Cariri paraibano, Soledade possui população estimada de 15 mil habitantes, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O município se destaca pela localização privilegiada, às margens da BR-230, situado a 165,5 km da Capital João Pessoa, virando parada quase obrigatória para quem se desloca entre o Litoral e o Sertão do Estado.  Além da gastronomia, tem no artesanato e no comércio os principais meios de geração de renda da população, com destaque ainda na produção de minério e na produção cinematográfica.

Redação

    Sem tags.