Dia Nacional da Extensão Rural é comemorado nesta segunda (6)

Por - em 2 anos atrás 220

Nesta sexta-feira, 06 de dezembro mais de 21 mil extensionistas rurais, de 27 Estados do Brasil, com orgulho, lembram o dia 06 de dezembro, que se tornou a data nacional, consagrada ao Serviço Brasileiro de Assistência Técnica e Extensão Rural e, consequentemente, o Dia Nacional do Extensionista Rural, após entrar em vigência o Projeto de Lei 2191/2007 do Deputado Nárcio Rodrigues (PSDB-MG).

A efeméride faz-se retroceder à segunda metade da década de 40, quando foi criado, no dia 6 dezembro de 1948, no Estado de Minas Gerais, essa modalidade pioneira de serviço público gratuito, prestado aos produtores rurais.

No Brasil, o Serviço Brasileiro de Assistência Técnica e Extensão Rural está presente, atua, no setor agropecuário e social, com mais de 4.500 escritórios regionais, locais e postos avançados, sendo sua força de trabalho, constituída por mais de 21 mil extensionistas. Com o passar dos anos, a Extensão Rural Brasileira consolidou-se como um serviço indispensável ao setor primário da economia, por contribuir para o aumento da produção, da produtividade e da renda líquida dos agricultores, sem falar das ações, voltadas para a melhoria das condições de vida do homem do campo e para a preservação do meio ambiente.

O Presidente da Empaer-PB, Nivaldo Magalhães, parabeniza os extensionistas pelo transcurso do Dia Nacional da Extensão Rural. “Hoje celebramos o trabalho desses profissionais que todos os dias compartilham conhecimento e experiência para o meio rural, ajudando a melhorar a renda e a qualidade de vida dos produtores rurais. O nosso muito obrigado aos extensionistas, por serem peças fundamentais na construção de um meio rural mais produtivo, sustentável e menos desigual!”. Disse Nivaldo, que também é presidente da Asbrae.

A respeito, ainda, do Dia Nacional da Extensão Rural, a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), entidade que congrega as 27 Emateres do país, celebra, desde 2005, nesse período do ano, com suas associadas, o trabalho desenvolvido pelos serviços de assistência técnica e extensão rural, desempenhados, atualmente, por um quadro funcional, composto por mais de 21.000 profissionais em mais de 4.500 escritórios regionais, locais e postos avançados.

Vale ressaltar que, como educadores, os extensionistas utilizam técnicas e metodologias participativas, mediante o diálogo, numa troca de saberes, que auxilia os agricultores a terem uma produção sustentável sob os aspectos ambientais, econômicos e sociais. Sempre agregando o conhecimento acadêmico do técnico e as experiências de anos de trabalho do agricultor, a Extensão Rural visa à qualidade da produção de gêneros alimentícios, geração de emprego e renda e a melhoraria das condições de vida no campo.

A Câmara dos Deputados, realiza nesta segunda 6 de dezembro, às 15:00 horas, uma sessão solene em comemoração aos 73 anos da Assistência Técnica e Extensão Rural.

UM POUCO DA HISTÓRIA DA ATER

A Extensão Rural Brasileira, que quase foi extinta, no ano de 1990, durante uma crise instalada devido às diretrizes do Governo Federal – diga-se – Governo Collor de Melo, hoje, tem muitos motivos para comemorar a data, ressaltando-se que uma das grandes conquistas foi a instalação da Frente Parlamentar Mista pela Extensão Rural (Fenater), durante o Seminário Extensão Rural e Redução das Desigualdades Sociais, promovido na Câmara Federal em Brasília.

A Fenater, composta por diversos deputados e senadores, foi instituída com o objetivo de realizar a mobilização política, para defesa e acompanhamento dos processos legislativos e de atividades do Congresso Nacional, relacionados com a assistência técnica e extensão rural. Também foca o aprimoramento da legislação e defesa de recursos orçamentários e financeiros para as atividades de Ater, contribuindo para o pleno funcionamento do Sistema Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural.

Destaque-se, outrossim, que, para fortalecer esse serviço público, no Brasil, foi criada a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), pessoa jurídica de direito privado e sem fins lucrativos, de interesse coletivo e de utilidade pública, instituída pelo Decreto n° 8.252, de 26 de maio de 2014, que contribui para impulsionar as atividades agropecuárias e sociais, no âmbito Federal, Estadual e Municipal, em todo o território brasileiro, por meio das Emateres.

Portal do Curimatau

    Sem tags.