Pé na estrada: Lula deverá vir à PB, após carnaval, para ‘desatar nó’ em aliança entre PT e PMDB

Por - em 10 anos atrás 561

Passado o carnaval, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva botará o bloco na rua para desatar os nós das alianças estaduais.

O cacique atende a um pedido dos próprios aliados, que não reconheciam a autoridade de Falcão para conduzir as negociações. “Ele pode ter a melhor das intenções, mas é deputado estadual pelo PT, não tem uma visão de país suficientemente abrangente para desvendar as realidades regionais”, disse uma importante liderança de um partido que enfrenta problemas diretos com o PT.

Os aliados apostam que a interferência do ex-presidente poderá ser essencial na resolução de problemas de palanques nos estados. “O PMDB enxerga com muitos bons olhos essa decisão do ex-presidente de viajar pelo país”, afirmou o presidente em exercício do partido, senador Valdir Raupp (RO). “Já não era sem tempo”, completou. O PMDB foi a primeira legenda que, explicitamente, recorreu ao petista após a paralisação das negociações com o governo, tanto em relação aos ministérios quanto aos palanques estaduais.

De acordo com Raupp, a relação entre o PMDB e o PT se divide em quatro pontos. O primeiro, mais fácil, engloba os estados nos quais petistas e peemedebistas estarão unidos, sem crise, como em Goiás e no Distrito Federal, por exemplo. O segundo consiste em uma situação híbrida, com as duas legendas mantendo candidaturas próprias, mas com palanque duplo para Dilma. Dois exemplos são Rio Grande do Sul e São Paulo.

O terceiro quadro é composto pelos estados onde o PMDB se unirá à oposição, como Bahia e Pernambuco. O último grupo — em que o PMDB espera que Lula atue com mais força — é aquele em que não há qualquer tipo de acordo. Estão nesse rol Ceará, Rio de Janeiro e Paraíba. As informações são do jornal Correio Braziliense.

Luís Torres

    Sem tags.