Dia de campo de bovinocultura leiteira reúne criadores da região do Vale do Rio do Peixe

Por - em 7 anos atrás 694

emater bovinoculturaAgricultores familiares e criadores de gado de leite da região do Vale do Rio do Peixe, no Alto Sertão paraibano, participam na próxima sexta-feira (22), em São João do Rio do Peixe, de um dia de campo sobre Bovinocultura Leiteira. Com uma estimativa de público em torno de 300 pessoas, entre extensionistas, agricultores, pecuaristas e autoridades, o evento começa às 8h, no sítio Varzinha, pertencente ao produtor José Orlando de Medeiros.

Segundo o coordenador regional da Emater em Sousa, Francisco de Assis Bernardino, o dia de campo tem por objetivo promover a integração dos agentes da cadeia produtiva e contribuir para o desenvolvimento da atividade leiteira na região. Entre as atividades a serem executadas estão palestras e demonstrações práticas sobre manejo e utilização da palma forrageira, nutrição adequada das vacas leiteiras exploradas e manejo higiênico da ordenha.

Assis Bernardino disse que a ação pretende estimular pecuaristas e agricultores para que o Estado volte a ser um grande produtor de leite e de carne, num trabalho desenvolvido pela Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Emepa), uma unidade da Gestão Unificada (Emepa/Interpa/Emater) que tem estudado e implementado raças bovinas mais produtivas. “As novas tecnologias estão sendo repassadas pela Emater ao homem do campo, que por sua vez, está usando na prática”, destacou.Emepa4 14-09.JPG

Para o coordenador da Emater, as exposições e feiras agropecuárias promovidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) e órgãos parceiros, passaram a ser a vitrine do que há de melhor em relação ao padrão genético e introdução de tecnologias modernas tanto para a bovinocultura quanto para a caprinovinocultura, cujo objetivo é levar aos criadores opções viáveis para a convivência com as adversidades climáticas paraibanas. Emepa4 14-09.JPGEle lembrou que a bovinocultura de leite na região administrativa de Sousa tem crescido consideravelmente e representa importante alternativa para viabilização do desenvolvimento sustentável da bacia leiteira do Vale do Rio do Peixe.

São parceiros no dia de campo promovido pela LR Agropecuária, o Governo do Estado, por meio da Emater, a Prefeitura Municipal de São João do Rio do Peixe, a LR Veterinária e o Sebrae

Secom