Banco de sementes que deve beneficiar 5 mil agricultores é inaugurado no Agreste

Por - em 7 anos atrás 708

agriculturaFoi inaugurado nesta quarta-feira (27), o “Banco Mãe de Sementes”, localizado no Sítio Quicé, entre os municípios de Lagoa Seca e São Sebastião de Lagoa de Roça, no Agreste da Paraíba, a cerca de 130 km de João Pessoa. O espaço recebeu quase R$ 1,5 milhão de investimento, em parceria entre a gestão estadual e o Governo Federal, e vai beneficiar cerca de 5 mil agricultores de 14 municípios do Polo da Borborema.

Na ocasião, o governador Ricardo Coutinho (PSB) assinou Termo de Autorização de uso do local e de equipamentos pelos agricultores. Secretários do Estado, representantes de sindicatos de agricultores e lideranças da região participaram do evento.

“As sementes naturais estão relacionadas com a sobrevivência, com o desenvolvimento local e cuidam da biodiversidade. Elas precisam ser valorizadas e necessitam de políticas públicas que preservem esse tipo de agricultura. Esse Banco de Sementes é muito importante porque vai agregar a produção de diversas comunidades, além de proporcionar condições mais adequadas para os agricultores”, observou o governador Ricardo Coutinho.

O secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Rômulo Montenegro, disse que a semente é a base da agricultura, porque é por meio dela que a agricultura se desenvolve, por isso ela precisa ser valorizada.

O “Banco Mãe de Sementes” serve para armazenar as sementes produzidas pelos agricultores, de maneira adequada, garantindo maior preservação dos produtos. No local também haverá reuniões sindicais, palestras e cursos para os agricultores da região.

“Lutamos e mobilizamos os camponeses, ao longo dos anos, na busca de políticas públicas que favoreçam a nossa categoria. Nosso desejo é ver os direitos e o trabalho dos agricultores sendo valorizados. Os bancos de sementes vieram para favorecer a rede e a organização dos trabalhadores da agricultura”, comentou a representante da Articulação do Semiárido Paraibano, Giselda Bezerra.

Redação