Barra de Santa Rosa-Pb sedia evento sobre a cultura do umbu

Por - em 6 anos atrás 742

barra umbuA cidade de Barra de Santa Rosa, Curimataú paraibano, sediou, nesta quarta-feira (13), o encontro do Comitê do Umbu. O evento, idealizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, visa revitalizar a cultura do fruto na região.

Durante o evento, os presentes debateram sobre a forma de fomentar a cultura do umbu na região do Curimataú e do Seridó paraibano. Para isso, foi criado um comitê regional que buscará junto as prefeituras alternativas para ampliar a colheita do umbu, assim como mapear e catalogar a quantidade de pés de umbu e de catadores.

Um dos encaminhamentos elaborados na reunião, foi a realização de um próximo encontro com a participação de catadores e catadoras das microrregiões da Paraíba para a elaboração de planos e ações para o ano/safra de 2018.

Durante o evento, o prefeito Neto Nepomuceno (DEM) foi elogiado pelos presentes por encabeçar a luta pela revitalização da cultura do umbu na região, inclusive, ficando responsável por articular o apoio dos demais prefeitos da região para a causa. O gestor destacou que “assim como o açaí é um gerador de renda para o Norte, o umbu pode ser para o Nordeste”.

O estado da Bahia, grande produtor e beneficiador do umbu no país foi usado, com frequência, como exemplo pelos presentes. O objetivo do comitê é trazer esse exemplo para o semiárido paraibano, o qual tem grande potencial para a exploração do fruto.

Conduzido pelo extensionistas rural da Emater e coordenador do grupo Umbu Paraíba, Ewerton Bronzeado, o evento contou com a presença de representantes do Comitê do Umbu e da Mangaba, Conab, Emater, Interpa, Sebrae, Insa, UFCG, prefeituras, associações e cooperativas.

Ascom/Flávio Fernandes