1º Dia de Campo da Palma forrageira do Curimataú e Seridó é realizado em Nova Floresta-PB

Por - em 6 anos atrás 653

palma forrageiraA palma forrageira é uma planta de grande importância socioeconômica para o Semiárido, pois é bastante cultivada pelos agricultores e utilizada como alternativa forrageira durante os longos períodos de estiagem. Apresenta características fisiológicas que permite sua adaptação as condições edafoclimáticas do Semiárido. Porém, assim como todas as espécies cultivadas, a palma necessita de tratos culturais para obter uma maior produtividade.

Diante disso, o Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) campus Picuí, juntamente com a coordenação do Curso de Tecnologia em Agroecologia promoveram no nesta sexta feira (15), o 1º Dia de Campo da Palma Forrageira no Curimataú e Seridó paraibano, com o objetivo de transferir os conhecimentos científicos e dialogar com os agricultores sobre técnicas de manejo e inovações na cultura da palma.

O dia de campo se realizou no município de Nova Floresta, Curimataú paraibano, na Fazenda Ipê, onde foi abordado a escolha da área a ser implantada a cultura, adubação e irrigação da palma, variedades, aspectos fitossanitários e fornecimento animal.

“É importante ressaltar a necessidade de tratar a palma forrageira como uma cultura agrícola, onde a mesma deve receber tratos culturais para que possa atingir todo seu potencial produtivo. Pensando desta forma foi o que nos impulsionou a realizar este evento pioneiro na região, pois a metodologia de Dia de Campo é bastante comum em outras regiões e com outras culturas, desta forma aproximando a academia da comunidade, levando conhecimento científico”. Disse Emanoel Costa.

Além disso, a palma forrageira é bastante cultivada, apresentando uma importância socioeconômica para o Semiárido, motivo pelo qual realizar tal evento.

O 1º Dia de Campo da Palma Forrageira no Curimataú e Seridó paraibano, contou com a parceria da Emater-PB, escritório de Picuí, Cuité, Barra de Santa Rosa e Nova Floresta, Emater-RN, escritório Jaçanã e as Secretarias de Agricultura dos municípios de Picuí, Cuité, Barra de Santa Rosa e Nova Floresta-PB e o município de Jaçanã-RN.

Emanoel da Costa