Em Picuí-Pb, Gestão Municipal entrega raquetes de palma resistentes a cochonilha.

Por - em 6 anos atrás 811

palma picuiA Prefeitura de Picuí, por meio da Secretaria de Agricultura e como ação do programa municipal Campo Sustentável, esteve realizando na última sexta-feira (27) a entrega de 16 mil raquetes de palma resistentes a praga da cochonilha do carmim, que dizimou grandes plantações no estado da Paraíba e safras inteiras foram perdidas. Mais de 100 agricultores receberam a planta. É a primeira vez na história que um governo local promove esse tipo de benefício para a zona rural.

Antes da entrega, o Secretário da pasta, Ranieri Ferreira, destacou aos agricultores sobre algumas inovações na área da agroecologia no que se refere à multiplicação das palmas e proteção contra possíveis pragas que possam atacar a plantação. “Se cada um fizer o plantio agora poderá ter a garantia de alimento para os animais no período de estiagem na região”, disse.

Para a agricultora Valdecira Araújo, a iniciativa do governo municipal veio em boa hora: “Eu acho muito bom porque fizemos o plantio e perdemos quase tudo devido à praga da cochonilha, mas agora com essa palma entregue, no futuro vai ser uma benção para os animais”, disse.

Já o senhor Geraldo Gomes, disse a nossa reportagem que a inovação é uma grande ajuda a todos que não tem condições de comprar. “É muito bem-vindo porque a gente não tem como comprar e onde buscar. Já estou pronto para plantar e multiplicar na minha propriedade”, finalizou.

“Estamos oferecendo dignidade aos agricultores do distrito de Serra dos Brandões e por onde fazemos a distribuição. Isso servirá para fortalecer o campo de forragem e futuramente alimentar o rebanho animal”, destacou.

Em 2017, foram licitadas 100 mil raquetes de palma que estão sendo distribuídas gradativamente na zona rural como uma ação pioneira no estado da Paraíba. Em cada momento de distribuição, os agricultores são orientados através de uma rápida oficina sobre o plantio e as inovações tecnológicas na agricultura.

Ascom