Cadastro Ambiental Rural certifica agricultores na região do Curimataú.

Por - em 6 anos atrás 590

carTécnicos do projeto itinerante do Cadastro Ambiental Rural (CAR), gerido pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), estiveram na última segunda-feira (14), no município de Cuité, entregando 275 certificados de inscrição para agricultores rurais. A ação tem como finalidade capacitar os gestores e agricultores sobre o cadastramento, como também descentralizar os procedimentos relativos ao lançamento de informações no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Siscar).

Nessa etapa do projeto itinerante as comunidades beneficiadas foram Muralhas, Espinheiro, Canoa do Costa, Federação, Marcação, Bujari, Lagoa do Meio, Rangel, Cacimbinhas, Campo Comprido, Buenos Aires, Boa Vista do Cais e Serra do Bombocadinho. Anteriormente, os técnicos da Sudema realizaram o levantamento topográfico e coletaram documentos junto aos agricultores, entre os dias 2 e 6 do mês de abril, iniciado o processo de classificação das feições ambientais, que é a vetorização de dados espaciais em aplicativo livre das propriedades rurais.

O superintendente da Sudema, João Vicente Machado Sobrinho, afirmou que os mutirões de cadastramento voltados para o CAR apresentam resultados significantes. “Milhares de famílias de agricultores rurais já foram beneficiadas nas regiões por onde o CAR passou. Essa ação proativa do Governo vem favorecendo ainda mais os envolvidos nessas novas localidades”, disse.

Já o responsável pelo CAR na Paraíba, Jancerlan Rocha, explica as metas da atividade. “Nosso objetivo no município de Cuité foi cadastrar pouco mais de 200 propriedades rurais, mas para a nossa satisfação os resultados ultrapassaram nossas expectativas. A procura foi além do esperado, e o arranjo da logística operacional do mutirão teve que ser replanejado. Acredito que até o fim deste mês poderemos chegar em 350 propriedades rurais cadastradas”, esclareceu.

CAR – O Cadastro Ambiental Rural (CAR) objetiva auxiliar a administração pública no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. O cadastro é obrigatório a todas as propriedades e posses rurais e os dados informados são declaratórios (exemplo: a declaração do Imposto de Renda), de responsabilidade do proprietário ou possuidor rural.

Com Secom