Prefeitura de Picuí e IFPB realizam Reunião Técnica.

Por - em 6 anos atrás 761

ifpb prefeituraNesta quarta-feira, 29 de agosto, técnicos da Prefeitura de Picuí, diretor do IFPB, alunos e equipe do Nucleo de Estudos em Agroecologia-NEA do IFPB – Campus Picuí realizaram uma reunião técnica com vistas a avaliação da prática “Fábrica de Solos”, validada na Etapa I da 1ª Edição do Prêmio ODS Brasil, selecionada para a Etapa II do prêmio e que receberá a visita de Laurêncio Körbes, membro do Comitê Técnico da Comissão Organizadora, que acontecerá no dia 20 de setembro,

Acerca do projeto, o prefeito Olivânio Remígio ressaltou que: “A ‘Fábrica de Solo’ faz parte do programa municipal ‘Campo Sustentável’, voltado para o fortalecimento da agricultura e da qualidade de vida no campo, baseado em atividades de formação de agricultores para a convivência com o semiárido,  parcerias institucionais, implantação de campos de forragem resistente a seca, melhoria das estradas e ações ambientais. Uma das ações importantes é o Centro de Compostagem, onde através de um acordo de cooperação técnica firmado com o IFPB em abril de 2017, conseguimos desenvolver uma verdadeira fábrica de solos e, dessa forma, intervir na problemática da desertificação que avança  em nossa região”.

Frederico Campos, professor do IFPB e coordenador do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA), falou da importância da ação: “O Projeto Fábrica de Solos deriva de uma parceria feita entre o Instituto Federal da Paraíba – Campus Picuí e a Prefeitura Municipal de Picuí com vistas a reduzir a produção urbana de resíduos sólidos orgânicos. A partir de vários estudos realizados pelo IFPB, foi constatado que 46% dos resíduos sólidos produzidos na zona urbana constituem em matéria orgânica, entre eles destacando-se três: os restos alimentares, que geralmente são coletados para quem tem pocilgas; as podas urbanas, que eram jogadas no lixão, normalmente; e também as cascas dos cocos que eram utilizados nas lanchonetes, bares e restaurantes e que geravam um grave problema, que era o da proliferação do mosquito da dengue. O Núcleo de Estudos em Agroecologia, em um primeiro momento, fez um projeto de compostagem em escala, pegando principalmente as podas urbanas; num segundo momento, a Prefeitura de Picuí entrou com a ideia da trituração das cascas de cocos. Esses dois subprodutos, a trituração das podas gerou um composto orgânico de excelente qualidade e a trituração dos cocos gerou um biofertilizante também de excelente qualidade, além de servir de cobertura morta após um período de curagem que se passa no campo.”

Em relação ao Prêmio ODS Brasil, as instituições responsáveis pelas práticas selecionadas em 1º, 2º e 3º lugares pelo Júri serão premiadas, simbolicamente, com o Prêmio ODS Brasil 2018 em cada categoria. Os demais classificados da etapa III receberão um diploma de menção honrosa. Todas as instituições responsáveis pelas práticas qualificadas para a etapa II do Prêmio receberão certificado de participação. A cerimônia de premiação será realizada em evento na cidade de Brasília/DF, no mês de dezembro de 2018.

Redação com Ascom