Um sonho de 50 anos se torna realidade no Curimataú Paraibano

Por - em 5 anos atrás 8435

Com uma extensão de 21 km e tráfego médio diário segundo o DER-PB de cerca de 340 veículos entre automóveis, camionetas, ônibus, caminhões e motos, a PB 151, estrada que liga às cidades de Picuí a Nova Floresta no Curimataú paraibano, tem sua pavimentação concluída.

A esperança de um sonho de mais de 50 anos foi alimentada pela população envolvida através da determinação do governo João Azevedo (PSB).

A tão sonhada obra que se tornou um dos maiores patrimônio da região serrana, foi construída pela Empresa ESSE – Engenharia Sinalização e Serviços e entregue neste último mês de novembro de 2022.  O governador João Azevedo  deverá  inaugurar  neste  primeiro  trimestre  de 2023.

A roda não começou agora, e a história não pode ser esquecida pelo egoísmo e ingratidão daqueles que pensam que pode tudo. Não se trata de ressuscitar defuntos, nem tão pouco viver do passado, mas sim de respeitar e reconhecer o trabalho de lideranças regionais que marcaram época e deixaram sua contribuição ao desenvolvimento do Curimataú e Seridó paraibano.

Nesse raciocínio e sem a pretensão de tirar mérito das lideranças atuais, é justo lembrar o início da luta pela pavimentação da estrada em tela, a qual começou com os deputados Antônio Medeiros e Armando Abílio, conforme proposituras arquivadas na Assembleia Legislativa da Paraíba, em seguida abraçada pela deputada Gilma Germano (PPS), e deputado Buba Germano (PSB), pleito esse sempre reivindicado repetidas vezes por prefeitos, vereadores, dos quais me incluo como liderança e ex-vereador representante da região serrana, entre outros líderes dos municípios de Picuí e Nova Floresta nos últimos 30 anos.

A população é sábia e reconhece sua história através da participação e luta de todos, se enganam aqueles que apostam na memória curta do nosso povo. Essa obra não tem dono, os louros com certeza serão contabilizados para o governador João Azevedo, que certamente ficará marcado na história política e administrativa da nossa região como um de seus maiores benfeitores.

A região da Serra de Picuí e Nova Floresta privilegiada pelo seu clima europeu deverá ser um ponto turístico com grandes investimentos imobiliários com a instalação de condomínios entre outros.

A PB 151 era conhecida como a “estrada do sisal e do caju” e agora conhecida também como “estrada do maracujá”, por ser responsável pelo escoamento da produção dos produtos agrícolas da zona rural de Picuí e Nova Floresta.

Em 1995 perdemos uma indústria de suco de caju instalada na Vila de Santa Luzia do Seridó, pela empresa Incajú, a qual gerava empregos e divisas, por falta dessa abençoada estrada. Com sua conclusão o desenvolvimento, valorização e a alta estima de sua gente voltarão a reinar.

O pleito é a principal demanda do Distrito de Santa Luzia do Seridó em Picuí, comunidades adjacentes e municípios vizinhos que vão se beneficiar com a ação.

O ex-governador Burity, construiu o anel asfáltico do Curimataú, Ricardo Coutinho recuperou e ampliou e agora João da sequência. Como diz os amigos do distrito de Santa Luzia do Seridó, “Obrigado João” sua palavra, compromisso, simplicidade e determinação ficarão marcados para sempre em nossas memórias. Adelante! segue o trabalho! Somos todos Paraíba!

Por José Onildo de Negreiros, ex-vereador por quatro legislaturas seguidas no município de Picuí, radialista e diretor de programação da Rádio Sisal FM de Picuí.