Asfalto chega ao distrito de Santa Luzia do Seridó em Picuí e sonho de 50 anos se torna realidade

Por - em 2 anos atrás 264

Com uma extensão de 21 km e tráfego médio diário segundo o DER-PB de cerca de 340 veículos entre automóveis, camionetas, ônibus, caminhões e motos, a PB 151, estrada que liga às cidades de Picuí a Nova Floresta no Curimataú paraibano, está prestes a ser concluída sua pavimentação.

A esperança de um sonho de mais de 50 anos alimentada pela população envolvida se tornou realidade nesta quarta-feira 10 de agosto, com a chegada do asfalto ao distrito de Santa Luzia do Seridó, fato que deixou a população serrana feliz e agradecida ao governador João Azevedo (PSB), pelo atendimento do pleito feito pelo orçamento democrático, deputados, prefeitos, vereadores e diversas lideranças políticas que durante anos lutaram para que essa ação fosse concretizada.

Segundo o ex-vereador Zé Onildo líder político da região serrana de Picuí, a roda não começou agora, e a história não pode ser esquecida. Não se trata de ressuscitar defuntos, nem tão pouco viver do passado, mas sim de respeitar e reconhecer o trabalho de lideranças regionais que marcaram época e deixaram sua contribuição ao desenvolvimento do Curimataú e Seridó paraibano.

De acordo com Onildo, essa obra não tem dono e os louros certamente serão contabilizados para o governador João Azevedo, que ficará marcado na história política e administrativa da região como um de seus maiores benfeitores, por isso é justo lembrar o início da luta pela pavimentação da estrada em tela, a qual começou com os deputados Antônio Medeiros e Armando Abílio, conforme proposituras arquivadas na Assembleia Legislativa da Paraíba, em seguida abraçada pela deputada Gilma Germano, e atualmente pelo deputado Buba Germano, pleito esse sempre reivindicado repetidas vezes por conselheiros do orçamento democrático, prefeitos, vereadores, entre outras lideranças dos municípios de Picuí e Nova Floresta nos últimos 30 anos – afirmou.

A PB 151 era conhecida como a “estrada do sisal e do caju” e agora conhecida também como “estrada do maracujá”, por ser responsável pelo escoamento da produção dos produtos agrícolas da zona rural de Picuí e Nova Floresta.

 “Em 1995 perdemos uma indústria de suco de caju instalada na Vila de Santa Luzia do Seridó, pela empresa Incajú, a qual gerava empregos e divisas, por falta dessa abençoada estrada. Com sua conclusão o desenvolvimento, valorização e a alta estima de sua gente voltarão a reinar”. Disse Zé Onildo.

O ex-governador Burity, construiu parte do anel asfáltico do Curimataú, Ricardo Coutinho recuperou e ampliou e agora João Azevedo concluiu deixando toda região com acesso asfáltico. Como diz os moradores do distrito de Santa Luzia do Seridó, “Obrigado João” sua palavra, compromisso, simplicidade e determinação ficarão marcados para sempre em nossas memórias.

A região da Serrana privilegiada pelo seu clima europeu deverá ser um ponto turístico com grandes investimentos imobiliários com a instalação de condomínios entre outros.

Segundo engenheiros da Empresa ESSE – Engenharia Sinalização e Serviços, a previsão de conclusão da obra em tela até Nova Floresta deve ocorre até setembro próximo.

Portal do Curimatau

    Sem tags.