Tribunal de Contas da União entrega ao TSE lista com políticos com contas reprovadas com implicação eleitoral. Deputado Buba Germano está na lista

Por - em 2 anos atrás 275

O vice-presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Bruno Dantas, enviou nesta quarta-feira (10) ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, a relação com os nomes de pessoas que tiveram as contas julgadas irregulares pela Corte de Contas nos últimos oito anos.

O referido tribunal fará a atualização diária dos dados até o dia 31 de dezembro e o documento auxiliará a Justiça Eleitoral a decidir quem poderá ou não concorrer nas eleições de 2022.

Nesta lista inicial 339 paraibanos são apontados por terem as contas consideradas irregulares.

O deputado Buba Germano (PSB) um dos representantes do Curimataú e Seridó paraibano na Assembleia Legislativa, compõe a lista dos políticos com contas julgadas irregulares com implicação eleitoral, figurando dentre os que estão barrados de concorrer às Eleições de outubro próximo de acordo com a Lei da Ficha Limpa.

Conforme consta do site do TCU, o deputado figurará entre os inelegíveis até 21 de maio de 2029.

Segundo informações, em se concretizando a inelegibilidade do deputado Buba pela Justiça Eleitoral, o socialista deverá colocar sua esposa Gilma Germano para lhe substituir nas eleições de outubro próximo para concorrer ao cargo de deputada estadual.

Segundo o TCU, cabe à Justiça Eleitoral declarar a inelegibilidade de um candidato, com base nos critérios definidos na Lei da Ficha Limpa, sendo o papel do TCU em ano eleitoral enviar ao TSE a lista de pessoas físicas que tiveram suas contas julgadas irregulares nos últimos oito anos antecedentes.

Conforme o TSE, quando uma candidatura é registrada, o juiz eleitoral analisa se o ato é válido ou não, e um dos critérios usados é justamente a lista do TCU.

Confira a lista de paraibanos clicando AQUI.

Confira as informações coletadas no site do Tribunal de Contas da União nesta quarta-feira 10 de agosto de 2022;

Certidão – Buba Germano

Sistema de Contas Julgadas Irregulares

Portal do Curimatau com Ascom TCU

    Sem tags.