Opera Paraíba itinerante realiza 75 cirurgias gerais no Hospital de Taperoá

Por - em 3 meses atrás 47

O Hospital Distrital de Taperoá, uma das 23 unidades da rede hospitalar estadual executantes do Opera Paraíba, iniciou o primeiro final de semana do mês de dezembro com um mutirão de cirurgias gerais. São ao todo 75 cirurgias entre hérnia, vesícula, histerectomia (retirada do útero), postectomia (fimose) e vasectomia (cirurgia que impede o homem de ter filhos).

A estudante Raquel Freire, de 25 anos, moradora de Juazeirinho, foi uma das beneficiadas e estava ansiosa pra fazer a cirurgia de retirada de pedras na vesícula. “ Quando dá a crise, é uma dor tão forte que a gente chega a desmaiar. Aí quando o médico disse que tinha que operar, eu dei entrada na Secretaria de Saúde de Juazeirinho e com quinze dias fui chamada. Agora espero ter uma qualidade de vida melhor, poder comer e não ofender”, comentou.

Para o diretor-geral do hospital, Levi Firmino, oferecer as cirurgias na própria região onde os pacientes moram garante o acesso à saúde pública. “Cada vez que realizamos cirurgias aqui na nossa unidade através do Opera Paraíba, estamos garantindo um direito que a população tem de ter o tratamento de saúde adequado e com dignidade. Estando perto de casa, até a recuperação é melhor”, pontua.

Desde o início de 2023, o hospital já contabiliza mais de mil cirurgias realizadas por meio do Programa Opera Paraíba. Para participar do programa, é necessário que o usuário faça a solicitação por meio da Secretaria de Saúde de seu município ou realize o cadastro na plataforma operaparaiba.pb.gov.br preenchendo os dados pessoais e anexando comprovante de residência, exames e laudos médicos.

    Sem tags.