No Carnaval, saiba como usar o protetor solar

Por Redação com Correio - em 3 semanas atrás 38

A festa mais animada do Brasil está chegando: o Carnaval é tradição forte e é comemorado de forma diferente em cada lugar do país. Do frevo recifense ao samba carioca, uma coisa certa nesse período de bastante calor e muito sol é reforçar o uso do protetor solar, para curtir de forma segura a folia carnavalesca em qualquer lugar.

“Para os dias de folia, é recomendado um protetor solar facial com amplo espectro, pelo menos FPS 30, com proteção contra UVA e UVB e resistente à água. Para o corpo, escolha um protetor com FPS adequado ao seu tipo de pele. A quantidade indicada é uma colher de chá para o rosto e uma colher de sopa para cada braço e perna”, recomenda o dermatologista e Prof. Dr. Jader Freire, do curso de Medicina do Unipê.

Vale relembrar: mesmo se algum dia estiver nublado, independentemente de ser no Carnaval de rua, numa praia ou piscina, é indispensável usar bloqueadores ou protetores na pele do rosto e do corpo. “A exposição aos raios UV pode ocorrer, por isso é importante usar protetor”, explica o especialista.

Se esquecer de usar o protetor e acabar queimando a pele, Jader sugere tomar um banho frio, aplicar compressas úmidas e usar loções pós-sol para aliviar a dor. Ainda, é importante evitar produtos à base de álcool ou soluções caseiras, a fim de evitar maiores danos nas lesões. Em casos de queimadura grave, buscar auxílio de um profissional de saúde, que avaliará a situação e prescreverá o tratamento adequado.

Mais cuidados

Aplicar um hidratante leve para a pele e os lábios pode ajudar a proteger um pouco mais durante a exposição solar no Carnaval de rua, diz Jader. Outra dica do especialista: se você for se maquiar para as festas, use um primer para ajudar na durabilidade da maquiagem.

“Após um dia de folia, é essencial limpar bem a pele para remover suor, maquiagem e protetor. Hidrate a pele e, se possível, faça uma máscara facial para revitalizar. Retirar a maquiagem antes de dormir é crucial para prevenir obstrução dos poros e irritações”, aponta o dermatologista.

Além do protetor solar, Jader indica mais cuidados que podem ajudar quem vai curtir a folia a não ter dores-de-cabeça com queimaduras e irritações de pele. Confira:

1. Mantenha-se hidratado;

2. Use roupas leves e chapéu;

3. Evite exposição direta ao sol nas horas mais intensas;

4. Aplique hidratante pós-sol para acalmar a pele.

    Sem tags.