Jean Paul Prates é demitido da presidência da Petrobras

Por O Antagonista - em 2 semanas atrás 49

O presidente Lula demitiu Jean Paul Prates (foto) da presidência da Petrobras. A informação foi publicada pelo jornal O Globo e confirmada por O Antagonista.

Em uma tarde de despedida, Prates se reuniu com seus diretores para comunicar a decisão e anunciou que Magda Chambriard será a nova presidente da Petrobras, disse reportagem do jornal carioca.

Magda Chambriard é uma figura conhecida no setor de petróleo, tendo atuado como diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP) durante o governo de Dilma Rousseff. Sua nomeação para o cargo de presidente da Petrobras foi recebida com expectativa e interesse por parte dos especialistas do setor.

A saída de Prates ocorre em meio a um período conturbado para a empresa. Nos últimos meses, o CEO enfrentou uma série de disputas internas no governo, entrando em conflito com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e com o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Esses desentendimentos geraram um clima de instabilidade dentro da Petrobras e levaram à especulação sobre a permanência de Prates no cargo.

O que diz a Petrobras

Em nota a Petrobras comunicou que:

“Rio de Janeiro, 14 de maio de 2024 – Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras informa que recebeu nesta noite de seu Presidente, Sr. Jean Paul Prattes, solicitação de que o Conselho de Administração da Companhia se reúna para apreciar o encerramento antecipado de seu mandato como Presidente da Petrobras de forma negociada.

Adicionalmente, o Sr. Jean Paul informou que, se e uma vez aprovado o encerramento indicado, ele pretende posteriormente apresentar sua renúncia ao cargo de membro do Conselho de Administração da Petrobras.

Fatos julgados relevantes serão tempestivamente divulgados ao mercado.“

Lula convidou Mercadante

Em abril deste ano, o presidente Lula chegou a convidar Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, para assumir a liderança da petroleira, após afirmar a aliados que não considerava a indicação de Magda.

No entanto, após avaliar os cenários e considerando o apoio do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), decidiu-se pela permanência de Prates. Essa decisão foi divulgada em nosso blog e recebeu ampla repercussão.

Quem é Magda Chambriard

Magda Chambriard é conhecida por ter ocupado o cargo de diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) durante a gestão da presidente Dilma Rousseff. Com mais de 30 anos de experiência na área de petróleo, ela ingressou na Petrobras em 1980.

Petrobras tem pior trimestre desde

A Petrobras registrou a segunda queda consecutiva no lucro líquido para um primeiro trimestre, com 23,7 bilhões reais para o período neste ano. Na comparação com o primeiro trimestre de 2023 o recuo é de 37,9%. O resultado é o pior para os três primeiros meses do ano desde 2021, quando a empresa apresentou lucro líquido de 1,2 bilhão de reais.

O resultado ficou abaixo das expectativas de analistas consultados pela Bloomberg, que apostavam em pouco mais de 25 bilhões de reais para a petroleira no trimestre. Esses mesmos analistas haviam reduzido as estimativas cerca de duas semana atrás, quando ainda previam lucro acima de 30 bilhões de reais.

A correção no resultado esperado foi uma resposta à prévia operacional da empresa apresentada à época e que indicava queda na produção. A estatal produziu, em média, 2,77 milhões de barris de óleo ou equivalente por dia no trimestre, queda de 5,4% na comparação trimestral e alta de 3,2% no ano. As vendas frente ao período entre outubro e dezembro recuaram 4,9%, a 1,6 milhões de barris por dia.

A Petrobras corroborou em comunicado ao mercado que menores volumes de vendas e redução do preço do petróleo e da margem de diesel foram as principais causas para o resultado ruim.

    Sem tags.