Em Picuí, proposituras de vereadores situacionistas nomeiam espaços públicos em Santa Luzia do Seridó, e bairros São José e Limeira.

Por Francisco Araújo - em 1 semana atrás 19

Nas últimas sessões realizadas na Câmara Municipal de Picuí, Seridó paraibano, foram aprovadas várias matérias de interesse público; de autoria dos vereadores integrantes da bancada situacionista no Poder Legislativo Municipal.

De autoria do vereador Ranieri Ferreira (PT), foram aprovadas duas proposituras que tornaram-se lei, e nomeiam espaços públicos na sede do município e no distrito de Santa Luzia.

O Projeto de Lei, 002, de 20 de maio de 2024, autoriza o Poder Executivo Municipal, denominar o Centro Social Vida Ativa, em Santa Luzia do Seridó, de Vicente Casado. O referido espaço localiza-se na Rua Maria de Lourdes de Araújo, S/N.

Na justificativa da homenagem, o autor da matéria disse que o senhor “Vicente Casado, foi um dos moradores mais queridos por todos os residentes do Distrito de Santa Luzia do Seridó. Ainda jovem com seus três filhos, ainda crianças, o mesmo sustentava sua família com o trabalho de Garimpeiro, nas cercanias da comunidade Várzea Grande. Neste trabalho, Vicente sofreu um acidente causado por meio de explosivos, perdendo definitivamente sua visão, o tornando deficiente visual pelo resto de sua vida, a partir deste dia, passou a residir no referido Distrito, onde abriu um comercio e transferiu essa atividade para seus filhos, que até hoje, com muito sucesso mantêm este comercio com prosperidade. Vicente faleceu, no início do ano de 2024, causando grande comoção em todo o município de Picuí, principalmente em sua comunidade, por isso, esta homenagem, tem o intuito de eternizar seu nome no Centro Social Vida Ativa, pela sua história de afeto e de dedicação pelo crescimento do Distrito de Santa Luzia do Seridó”.

Ainda de autoria de Ranieri, foi aprovada uma propositura que tornou-se Lei, e autoriza o Poder Executivo Municipal a denominar a Quadra de Esportes, na Rua Antônio Garcia de Araújo, S/N, Bairro São José, de Lourival Luís dos Santos.

De acordo com a justificativa, o homenageado, “Lourival Luís dos Santos, popularmente conhecido como Louro Barros, foi um Picuiense de notória importância para o desenvolvimento da cidade, foi proprietário de terras à jusante do açude Caraibeira, onde criou a família, mantendo a atividade de Agropecuarista, abate e comercialização de animais, no mercado local. Foi um tradicional “Marchante” em nossa cidade, transferindo essa habilidade para alguns de seus filhos e netos. Com certa idade, passou a residir no bairro São José, onde permaneceu até o seu falecimento em julho de 2021, aos 83 anos”.

Já de autoria da bancada situacionista, foi aprovada propositura, que autoriza o Poder Executivo Municipal denominar Praça de nossa cidade de PADRE DONATO RIZZI. A praça será edificada na rua José Rosendo de Oliveira, bairro Limeira.

Segundo a justificativa, “a referida homenagem expressa na matéria é muito justa, pois se trata de uma pessoa que só fez o bem durante toda sua vida. O Padre Donato Rizzi foi pároco durante muito tempo na nossa cidade e região e deixou um legado de fé, amor e dedicação a nossa gente. Para além dos trabalhos sacerdotais e missionários, Padre Donato também realizou diversos trabalhos comunitários, auxiliando nosso povo nas adversidades da vida, combatendo a fome e promovendo cidadania. Era um grande missionário de Deus aqui na terra, humanístico e defensor dos direitos humanos. Nesse sentido, e contribuindo com a lembrança e legado de vida desse saudoso sacerdote, peço a apreciação dos meus pares e aprovação da matéria que representa uma carinhosa homenagem para o Padre Donato Rizzi”.

As matérias foram sancionadas pelo prefeito do município Olivânio Remígio (PT).

    Sem tags.