Agricultores familiares são contemplados com projeto de energia solar.
Por - em 6 anos atrás 397
Dando prosseguimento às ações que visam proporcionar condições para que a agricultora familiar desenvolva suas atividades, o Governo do Estado está implantando projetos de energia solar em cinco municípios da região Zona da Mata Norte, beneficiando mais 11 agricultores. Os recursos são de um convênio com o Ministério de Desenvolvimento Agrário – MDA – Proinf 2012.
O programa é coordenado pelo Colegiado Territorial da Zona da Mata Norte (Codeter), por meio de parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), contando com o apoio do colegiado territorial de municípios e outros parceiros, como sindicatos rurais e associações comunitárias. O valor orçado dos 11 projetos foi de R$ 110.000,00.
Os projetos agora implantados se destinam ao cultivo de hortaliças. A área cultivada de cada projeto é em torno de 700 metros quadrados. O perfil dos agricultores beneficiados é de que sejam os assentados da reforma agrária, trabalhem com hortaliças e participem das feiras livres do agricultor familiar. A Empaer participa do processo de elaboração dos projetos, da instalação e da assistência técnica continuada aos agricultores. O sistema de irrigação consta de uma placa solar, um drive, uma bomba, uma caixa de três mil litros, tubulação, mangueiras, microaspersores e conexões. A vazão do sistema varia de 600 a 900 litros/hora.
energia solar- 04-05.jpgOs municípios contemplados nesta fase são: Cruz do Espírito Santo, Sapé, Mari, Jacaraú e Rio Tinto. No município de Capim, na semana passada, foram entregues equipamentos agrícolas aos agricultores
do Assentamento Paulo Gomes e da Associação de Olho D’água e, nesta sexta-feira (4), foram contemplados mais três agricultores familiares, sendo um em Rio Tinto e dois em Jacaraú.
O Território Zona da Mata Norte – PB é composto por 19 municípios: Baía da Traição, Cruz do Espírito Santo, Itapororoca, Jacaraú, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mari, Mataraca, Riachão do Poço, Rio Tinto, Santa Rita, Sapé, Capim, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Pedro Régis, Sobrado e Cabedelo.
Ascom