Banco Central mantém Selic em 15% ao ano pela 5ª vez
Por Redação com JPan - em 5 minutos atrás 1
O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu nesta quarta-feira (28), por unanimidade, manter a taxa básica de juros em 15% pela quinta reunião seguida, contudo, adiantou que pode reduzir em março, na próxima reunião. “O Comitê antevê, em se confirmando o cenário esperado, iniciar a flexibilização da política monetária em sua próxima reunião, porém reforça que manterá a restrição adequada para assegurar a convergência da inflação à meta.”, diz a decisão.
A Selic está em seu maior patamar em quase 20 anos, ainda no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Selic estava em 15,25% ao ano. A decisão desta quarta já era esperada.
“O Copom decidiu manter a taxa básica de juros em 15,00% a.a., e entende que essa decisão é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante”, diz a decisão da primeira reunião do ano. “O cenário atual, marcado por elevada incerteza, exige cautela na condução da política monetária.”, explica o Comitê, que também destaca que o “ambiente externo ainda se mantém incerto em função da conjuntura e da política econômica nos Estados Unidos”.
As expectativas de inflação para 2026 e 2027 apuradas pela pesquisa Focus permanecem em valores acima da meta, situando-se em 4,0% e 3,8%, respectivamente. A projeção de inflação do Copom para o terceiro trimestre de 2027, atual horizonte relevante de política monetária, situa-se em 3,2 % no cenário de referência.
