Hospital de Trauma de Campina Grande registra mais de 4 mil casos em 2025 e alerta riscos e os cuidados com à presença de corpos estranhos no organismo
Por Por Rodrigo Silva - em 3 minutos atrás 1
O Hospital de Trauma de Campina Grande divulgou, nesta segunda-feira (8), um vídeo educativo sobre os riscos e os cuidados relacionados à presença de corpos estranhos no organismo. A orientação é apresentada pelo médico Daniel Martins, que explicou que qualquer objeto que entra no corpo acidentalmente — por ingestão, inalação ou inserção — pode causar lesões, obstruções ou infecções graves.
De acordo com a unidade hospitalar, mais de 4.174 casos desse tipo foram registrados até novembro de 2025. Os atendimentos mais críticos envolvem, principalmente, crianças pequenas, que costumam ingerir pilhas, moedas ou pequenos brinquedos, colocando a saúde em risco imediato.
Entre adultos, os atendimentos mais comuns são provocados pela ingestão de ossos, espinhas de peixe ou outros objetos que acabam causando desconforto, dor ou ferimentos internos.
O vídeo faz parte de uma ação de conscientização do hospital, que reforça a importância da prevenção, especialmente para famílias com crianças, e orienta a buscar atendimento médico imediato em caso de suspeita de ingestão ou introdução de objetos estranhos.
