João Azevêdo assina termo que concede Casarão dos Azulejos ao TRE-PB para abrigar Museu, em João Pessoa

Por Por Cauã Tibúrcio - em 8 minutos atrás 2

O governador João Azevêdo assinou, na manhã desta quarta-feira (6), o termo que concede o Casarão dos Azulejos ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) para abrigar um Museu, no Centro Histórico de João Pessoa.

O prédio vai abrigar o Museu da Justiça Eleitoral – Memorial da Democracia. Além do termo de cessão, foi assinado também um convênio no valor de quase R$ 5 milhões para a execução das obras necessárias e implantação do equipamento.

De acordo com o governador João Azevêdo, as obras de restauração do prédio devem começar no prazo de 30 ou 60 dias.

“A Licitação foi autorizada agora para fazer as adaptações aqui. Não precisa mexer muito nesse prédio, mas precisa recuperar as instalações hidráulicas, elétrica e acessibilidade”, explicou o governador.

Segundo a museóloga Marisa Rodrigues, o equipamento vai contar com totens interativos e acervo da Justiça Eleitoral.

“O museu precisa ser convidativo, agradável e preservar todo o patrimônio já existente. O visitante vai ter totens interativos e um acervo belíssimo para ser visitado pela população”, antecipou a museóloga Marisa Rodrigues.

A previsão é que o espaço seja aberto ao público até o final do ano, oferecendo um local de visitação para escolas, universidades e a população em geral.

O projeto do museu está em desenvolvimento há quatro meses e já envolveu diversas reuniões técnicas com arquitetos, historiadores e membros da Comissão de Gestão de Memória do Tribunal.

O local escolhido tem um valor simbólico marcante: foi no Casarão dos Azulejos que a Justiça Eleitoral paraibana teve sua primeira sede em 1932.

O presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro, destacou a sensibilidade do governador de entender esse propósito e abraçar essa a ideia cedendo o prédio para a implantação do Museu.

“Hoje é um dia muito feliz para a história, memória e cultura daqui e , principalmente, para a preservação do centro histórica. Isso é uma luta diária para todos que enaltecem o que há de belo para nossa história”, destacou o desembargador.

Durante o evento, também foi assinada a portaria que instituiu a Comissão de Notáveis, grupo responsável por coordenar a implantação do Museu da Justiça Eleitoral. A presidência da comissão ficará a cargo do desembargador Marcos Cavalcanti, que já vinha colaborando com as etapas iniciais do projeto desde abril deste ano.

A Comissão de notáveis é composta pela vice-presidente desembargador Fátima Bezerra Maranhão, pelos arquitetos Cristine Evelise, Humbelino Peregrino de Albuquerque, a museóloga Marisa Pires Rodrigues, o procurador do Ministério Público de Contas Marcílio Franca, o ex-secretário de educação e membro Sales Gaudêncio.

Ao discursar na solenidade, o governador João Azevedo aproveitou o momento para fazer um relato de todos os investimentos que vêm sendo feitos pela gestão para revitalização do centro histórico. Ele anunciou inclusive as conversações com um grupo hoteleiro de Portugal com expertise na implantação de hotéis em Centro Histórico.

A solenidade de assinatura contou com a presença de outras autoridades, como o vice-governador Lucas Ribeiro, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena e o vice-prefeito Léo Bezerra.

    Sem tags.