Mais de 200 mil comércios fechados e 1,5 milhão de desempregados, diz Abrasel

Por - em 4 anos atrás 276

O presidente Paulo Salmucci Jr, da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), afirmou nesta quarta-feira (26) que o setor de bares e restaurantes vive uma situação de “terra arrasada”. Para ele, o trabalho de combate a pandemia do novo coronavírus foi feito de forma equivocada pelas autoridades e isso prejudicou o setor econômico.

No Brasil, o setor registrou a demissão de 1,5 milhão de funcionários e o fechamento de 250 mil estabelecimentos no universo de mais de 1 milhão de bares e restaurantes, além de 6 milhões de empregados.

“A pandemia foi cruel com o setor de bares e restaurantes no mundo inteiro, mas infelizmente aqui no Brasil tivemos uma gestão muito mais caótica. Acho que faltou equilíbrio entre os nossos governantes, foi uma confusão danada. E o fato de o governador de São Paulo, João Doria, ter fechado o estado todo gerou uma referência. Outros estados acabaram seguindo o exemplo”, disse ele.

O que impediu os números do setor de serem piores, segundo Solmucci, foi a MP 936, que virou a lei 14.020/2020. A medida permitiu flexibilidade na suspensão de contratos e redução de jornadas. Porém, ele destacou que nas classes sociais A e B ainda há muito receio do retorno a estabelecimentos. De acordo com Paulo, a situação é outra em regiões periféricas, onde há maior concentração de pessoas de baixa renda.

“O comportamento diferente nas classes tem sido determinante. Nas classes A e B, por exemplo, o faturamento tem sido menor, em torno de 15% a 20%. Quem atua no mercado que contempla as classes C, D e E tem encontrado algo em torno de 50%, 60%. Ou seja, há muito mais medo de consumir e voltar ao normal nas classes altas que nas classes mais baixas”, afirmou

Redação