
Na Paraíba Programa de Piscicultura deve distribuir seis milhões de alevinos a produtores rurais
Por Redação com Ascom - em 14 minutos atrás 2
Cerca de 100 mil alevinos foram distribuídos pelo Governo da Paraíba para produtores rurais de Riacho dos Cavalos e municípios vizinhos, no Sertão paraibano, na manhã deste sábado (16), durante a programação da 2ª Expo Riacho. De acordo com a gerente executiva de Pesca da Sedap-PB, Maria Silva Cunha, o Programa da Piscicultura atenderá este ano 250 mil pessoas com a distribuição de cinco a seis milhões de alevinos entre tilápia e carpa, criados na Estação do Programa de Piscicultura em Itaporanga, que também reproduz tambaqui e tambatinga.
Ela lembra que foram realizadas neste final de semana entregas na região em Brejo dos Santos e Brejo do Cruz, cujos produtores receberam 100 mil alevinos, em cada município. “Só aqui em Riacho dos Cavalos estamos atendendo 65 famílias de pescadores que receberam 100 mil alevinos”, explicou.
Para o secretário da Sedap-PB, Joaquim Hugo, a ação possibilita o repovoamento dos açudes e representa uma fonte de renda para milhares de famílias. “Através dele o Governo do Estado garante a reposição das populações de peixe nos açudes e, também, assegura a milhares de famílias uma fonte de renda a mais com a comercialização do pescado”, destacou.
A entrega foi realizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB), por meio do Programa de Expansão e Desenvolvimento da Aquicultura em Águas Interiores do Estado da Paraíba, conhecido como Programa de Piscicultura.
Maria Silva Cunha acrescenta que a participação do Programa da Piscicultura no circuito de eventos do Paraíba Agronegócio vai além da distribuição de alevinos. Em várias feiras e exposições, a Sedap-PB realiza palestras de manuseio com técnicas sobre criação, comercialização e para agregar valor ao pescado. “Esse circuito das feiras do agro é muito importante para o setor pesqueiro, porque, além de levar a matéria-prima que o piscicultor precisa, que é o alevino, a gente agrega o conhecimento, o desenvolvimento e o crescimento desse excelente produto que é o peixe que vem para a mesa dos paraibanos”, completa.