Nordeste terá a volta do fenômeno ‘La Niña’ e a previsão de inverno com chuvas acima da média anual em 2026

Por Por Edmilson Pereira - em 2 minutos atrás 1

O fenômeno La Niña deve voltar nesse final de ano com efeitos direitos no Brasil provocando mudanças climáticas nas diferentes regiões do Brasil e para o nordeste a previsão de chuvas acima da média anual.

A previsão da presença do fenômeno La Niña no Nordeste é da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos.

O fenômeno La Niña deve persistir até o verão de 2026, influenciando o clima no Brasil com chuvas acima da média no Norte e Nordeste e abaixo da média no Sul e Sudeste do País.

O fenômeno é caracterizado pelo resfriamento das águas do Pacífico Equatorial, o que altera a circulação dos ventos e modifica o regime de chuvas e temperaturas em várias partes do mundo.

A confirmação do fenômeno La Niña para a nossa região, com chuvas acima da média anual é a esperança na reposição do armazenamento de água nos principais reservatórios de água da região, num momento em que muitas cidades e municípios nordestinos já começam a enfrentar problemas com racionamento de água e até mesmo o colapso hídricos nos reservatórios, como é o caso da barragem da Farinha que abastece Patos, atualmente com menos por cento de sua capacidade de armazenamento de água.

    Sem tags.