
Novo ministro das comunicações é oficializado em cerimônia em Brasília
Por Redação - em 5 minutos atrás 1
O novo ministro das Comunicações do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Frederico Siqueira Filho, tomou posse nesta quarta-feira (07), em Brasília. Em seu discurso, Siqueira exaltou o trabalho de seu antecessor, o ex-ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
“Juscelino foi um grande ministro, do qual agradeço o apoio. Terei um grande desafio em suceder”, disse.
O novo ministro é uma indicação técnica do União Brasil, partido da base aliada de Lula, ao qual pertence também o ex-ministro.
Siqueira Filho presidia a Telebras desde 2023, na gestão Lula, e tem experiência de mais de duas décadas na área.
Juscelino deixou o cargo no início do mês de abril, após ser denunciado pela Procuradoria Geral da República (PGR) por desvio de emendas parlamentares.
Siqueira Filho foi escolhido no final do mês de abril, após o deputado Pedro Lucas (União-MA) recusar o convite.
O presidente do União Brasil, Antonio de Rueda, não esteve presente na cerimônia porque teria passado por uma cirurgia.
Em seu discurso, Siqueira Filho enfatizou que dará continuidade às políticas públicas em desenvolvimento e auxiliar a criar soluções para o setor.
“Temos prioridades como as escolas conectadas, o norte conectado, fazer as entregas que o presidente Lula espera, sempre olhando para o interesse público”, frisou. O ministro descartou, por hora, realizar mudanças nas equipes da pasta.
A cerimônia foi realizada no auditório do Ministério, com a presença de outros ministros de Estado, como a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, e a recém-empossada ministra das Mulheres, Márcia Lopes.
O ex-ministro das Comunicações, Juscelino Filho, compareceu e discursou na cerimônia e comentou sobre os feitos de sua gestão.
“Posso dizer com tranquilidade, nós cumprimos a nossa missão. Nossa gestão foi acima de tudo sobre inclusão digital e transformar a vida das pessoas, que chega na ponta do Brasil real”, afirmou, citando o aumento do número de autorizações para o funcionamento de rádios comunitárias e a conquista da implantação da TV 3.0, cujo decreto, segundo Juscelino, está pronto para ser assinado pelo novo ministro e pelo presidente Lula.