Pira da Candelária é acesa e encerra cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos
Por - em 8 anos atrás 697
A pira olímpica situada na Candelária, no Centro do Rio, foi acesa à 0h20 desta sexta-feira (5), encerrando a cermônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O fogo que acendeu a chamada “pira do povo” veio do Maracanã, onde havia acabado de terminar a festa que durou quase quatro horas e deu início à Olimpíada.
Na parte final da cerimônia, o presidente em exercídio, Michel Temer, foi vaiado ao assumir o microfone para declarar abertos os jogos olímpicos. No começo do evento, o nome dele não foi anunciado junto com o do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), como determina o protocolo e como estava previsto no programa da cerimônia distribuído aos jornalistas com antecedência.
Festa na web
Meme da festa de abertura da Olimpíada (Foto: Reprodução/Twitter)
A internet parou para assistir e, claro, comentar, cada minuto da cerimônia e fazer muitos memes. Dos americanos reclamando do 14-Bis aos modelos que conduziram as bicicletas com os nomes do países, tudo virou piada nas redes sociais.
Gisele garota de Ipanema
A ubermodel Gisele Bündchen desfilou no palco montado no centro do Maracanã ao som de “Garota de Ipanema”, cantada e tocada por Daniel Jobim, neto de Tom Jobim. A participação da modelo causou furor dentro e fora do estádio.
Segurança
Com uma multidão de atletas, público e a participação de vários chefes de Estado, a segurança da cerimônia de abertura era uma grande preocupação da organização dos jogos. O único episódio registrado, no entanto, foi apenas um susto. Quando o evento já havia começado, militares fizeram buscas no entorno do Maracanã por um drone que teria sobrevoado o local, mas nada foi encontrado.