Projeto para fortalecimento da Governança Municipal será apresentado em Brasília-DF
Por - em 7 anos atrás 544
BRASÍLIA – A programação da XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios está repleta de espaços para debater temas importantes ao municipalismo.
Dentre esses, está o projeto Governança Municipal, que deverá estimular a discussão sobre iniciativas inovadoras na gestão pública.
O projeto foi criado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em parceria com a União Europeia.
Para a entidade, é fundamental a cooperação entre universidades e centros de ensino e a administração local.
O projeto tem por objetivo contribuir para o fortalecimento de capacidades locais de implementação de políticas públicas a partir da identificação, da promoção, do intercâmbio de práticas e da replicação de inciativas inovadoras e bem-sucedidas que contribuam para a melhoria do desempenho da gestão.
Além disso, busca-se construir uma rede de gestão do conhecimento por meio de uma plataforma online para troca de informações, experiências e formação online sobre gestão municipal, com a participação dos diferentes atores sociais.
Entre os participantes estão o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Antônio Carlos de Andrada; o diretor de Relações Institucionais da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Alair Ferreira de Freitas; e as consultoras da CNM Denise Messias e Márcia Joppert.
A UFV tem a Casa dos Prefeitos como braço de articulação com os Municípios.
Veja aqui mais informações sobre o MuniCiência.
XX Marcha
O evento ocorre de 15 a 18 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).
A Marcha a Brasília chega à 20ª edição consolidada como o maior evento político em número de autoridades do mundo.
Entre outros pontos essenciais ao equilíbrio das administrações locais, a Confederação, junto às entidades estaduais e microrregionais, defende o “encontro de contas” entre Governo Federal e municípios, a redução do custeio das máquinas públicas e os recursos financeiros condizentes com as competências estabelecidas pelo Pacto Federativo.
Redação